A fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel-Lucent planeja demitir 5,5 mil empregados no mundo todo. De acordo com The Wall Street Journal, a medida visa reduzir custos para tentar retomar a lucratividade. Durante uma reunião nesta quinta-feira, 18, executivos da companhia deram novos detalhes de um plano mais amplo de reestruturação, anunciado em julho, por meio do qual ela espera economizar 1,25 bilhão de euros até o fim de 2013.
Como parte do plano, a Alcatel-Lucent disse que cortará 3,3 mil empregos na Europa, Oriente Médio e África. As demissões em todo o mundo equivaleria a 7,2% da força de trabalho da empresa registrada em 31 de dezembro de 2011. Os cortes serão mais sentidos na França, onde a empresa planeja eliminar 1,43 mil postos de trabalho, o que representaria 15% do quadro de pessoal. As áreas mais afetadas serão de vendas, marketing, finanças e recursos humanos.
Os cortes "refletem o foco da empresa de manter a presença em algumas regiões, bem como a necessidade de alinhar nossa estrutura de custos em todas as áreas geográficas e funcionais, com a exceção de pesquisa e desenvolvimento", declarou uma pessoa ligada à empresa. "São decisões difíceis, mas necessárias para a saúde no longo prazo e rentabilidade sustentável da empresa."
Em janeiro, a Alcatel-Lucent anunciou a demissão de 336 empregados na França. Em fevereiro, foi divulgada uma reestruturação que poderia resultar em um corte adicional de 1,8 mil funcionários na Europa.