Pequenas e Médias Empresas também aderem ao ESG

0

As práticas de ESG deixaram de ser uma tendência e uma realidade apenas das empresas de grande porte. Pequenas e Médias Empresas (PMEs) também estão adotando ações ESGs, com intuito de impactar positivamente a sociedade e atender as demandas de investidores, consumidores, clientes e população de forma geral. 

Prova disso, é o crescimento no número de PMEs que estão aderindo ao selo Sustentabilidade Tesouro Verde da greentech Brasil Mata Viva (BMV), uma certificação ambiental que pode ser adquirida por empresas de qualquer tamanho. Para obter essa certificação, as empresas podem entrar em contato com o SEBRAE ou acessar o site do Tesouro Verde. 

Segundo o Grupo BMV, o número de empresas que aderiram ao Selo Tesouro Verde aumentou mais de trinta vezes, saltando de 23, em 2018, para 750, em 2022. Desse total, cerca de 30% são pequenas e médias empresas, que também adquiriram a certificação. 

"A certificação selo Sustentabilidade Tesouro Verde se adapta às necessidades relacionadas a temática de ESG de empresas de diversos setores e tamanhos. Ao adquirir, as pequenas e médias empresas também reafirmam seu compromisso com a preservação do meio ambiente e com a sociedade, mostrando que isso não é uma exclusividade dos grandes grupos", afirma a economista Maria Tereza Umbelino, CEO e fundadora do Grupo BMV.     

Um dos exemplos é a clínica odontológica, Viana Frascino, localizada em São Paulo, que se tornou uma PME certificada pelo BMV. Para Silvana Frascino, diretora técnica da clínica, a aquisição atende os compromissos de Ciência, Ética e Coerência, principais valores seguidos no consultório. "Com a pandemia, passamos a gerar mais lixo por conta das medidas de segurança de atendimento aos pacientes. Já fazíamos o descarte adequado das máscaras, luvas e propés, mas com o aumento no uso desses materiais percebemos que era necessário fazer mais. Por isso, decidimos pelo selo Sustentabilidade Tesouro Verde para seguir na pegada ESG e melhorar o nosso redor, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e na geração de valor para sociedade de modo geral", afirma.  

O investimento da certificação varia entre R$ 1.000 e R$ 2.000 ao ano, sendo extremamente vantajoso para as PMEs. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.