Setor de TI apresentava índices menores de rotatividade antes da pandemia, aponta relatório

0

O mercado de trabalho no Brasil sofreu grandes mudanças nos últimos dois anos, especialmente por conta da pandemia. Tanto a criação de vagas, como a rotatividade apresentaram um comportamento diferente e, em setores como o de Tecnologia da Informação, essas mudanças foram ainda maiores.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, apontam que em 2021 foram criadas mais 120 mil vagas no setor de TI, fazendo com que a busca por profissionais aumentasse e a rotatividade também, o que pode ser constatado em muitos RH de empresas de tecnologia.

Porém, como era esse cenário pré-pandemia, no qual, hipoteticamente, o mercado tomava seus rumos naturais? Já existiu uma tendência para a alta rotatividade e criação de vagas, ou os números eram diferentes?

Essa análise levou a Assespro-PR a buscar junto ao CAGED os dados referentes ao mercado de TI em 2019, para que possa ser possível entender quais os impactos que o "novo mundo" sofreu com a pandemia.

Segundo os dados apresentados no Insights Report do mês de agosto, a taxa de rotatividade do emprego em TI apresentou-se inferior à do total da economia em geral. Na média nacional, a taxa de rotatividade em TI ficou em torno de 39%, enquanto para outras áreas esse número foi de 41%. Para se ter ideia, o setor com maior taxa foi o de Agricultura e Indústria Extrativa, com 58%, seguido de Comércio, com 44% e Serviços, com 40%. Uma das explicações é que o setor de tecnologia apresenta essa menor rotatividade por atrair profissionais com qualificação profissional acima da média, chegando a ser 3 vezes maior que em outros setores.

No Paraná, a rotatividade foi um pouco maior que a média nacional, 41% para em TI. Porém a média, se levado em conta os outros ramos, também é maior, com 45% no geral, sendo o Comércio (50%) e Serviços (44%) as atividades com maior rotatividade. Apenas no subsetor de Agricultura e Indústrias Extrativas, a rotatividade do emprego no Paraná (43%) é inferior à média nacional (58%). No Paraná, o subsetor extrativista tem como atividade principal a extração de xisto, concentrado na unidade da Petrobras em São Mateus do Sul, como também a produção de minerais não metálicos, como cerâmica branca, atividade concentrada em empresas de grande porte.

Entre as cidades paranaenses, a capital Curitiba tem mais trabalhadores trocando de empregos, com 46%, seguida de Cascavel, com 40%. Londrina, uma das maiores cidades do estado e polo universitário, teve o menor número entre as cidades de maior porte, com apenas 31% de rotatividade.

Dentre os segmentos do Ramo de Serviços em TI, apenas dois apresentaram taxas de rotatividade, no Paraná, abaixo da média nacional: o de Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em TI (Paraná 37%; Brasil 42%); e o de Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet (Paraná 34%; Brasil 39%). O segmento de Desenvolvimento e Licenciamento de Programas não Customizáveis foi o que apresentou as menores taxas de rotatividade, tanto no Paraná (37%) quanto em âmbito nacional (33%), fortalecendo o argumento de que quanto maior o nível técnico exigido, menor a rotatividade.

Criação líquida de empregos

O segmento de Portais, Provedores de Conteúdo e Outros Serviços de Informação foi o segmento com a maior taxa de criação líquida (criação e destruição), com aumento líquido de 19% no país e 41% no Paraná. Em contrapartida, o segmento de Desenvolvimento de Programas de Computador sob Encomenda no Paraná indicou uma taxa negativa de -5%, o que significa que vagas foram extintas em maior quantidade.

Com próximas pesquisas, especialmente levando-se em conta os efeitos da pandemia sobre a criação e rotatividade de vagas em TI, será possível traçar um panorama bem acurado sobre o cenário de empregabilidade no Brasil, o que certamente permitirá às empresas criarem melhores estratégias ao buscar esses profissionais no mercado e, assim, manter todo o ecossistema aquecido.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.