Black Friday: estudo mostra que 50% dos consumidores pretendem aumentar compras em 2023

0

O Mercado Livre divulgou nesta quarta-feira, 18, suas inciativas para preparação da Black Friday 2023, onde espera conseguir recordes de buscas e compras este ano, com ativações que começam neste mês e vão até o fim de novembro.  

Em 2022, o marketplace atingiu crescimento de 19%, versus uma queda de 18% do mercado, segundo a Confi.Neotrust. Para este ano, a empresa estima uma edição ainda maior e mais conectada às expectativas do consumidor, que demonstra otimismo para a data. É o que aponta o estudo "Panorama de Consumo da Black Friday 2023", realizado pelo Mercado Pago com clientes do e-commerce e do banco digital. Apesar de não revelar valores, o Mercado Livre ressalta que só na sexta-feira da Black Friday do ano passado foram processados 1,8 milhões de pedidos.  

A pesquisa, que ouviu cerca de 8 mil usuários entre os dias 18 e 22 de setembro, mostra que 50% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais este ano versus 2022. Entre as três categorias mais buscadas pelos brasileiros estão Eletrodomésticos, Eletrônicos e Celulares, seguidas por Moda e Casa&Decoração. Além disso, a otimização logística tem sido destacada como atributo chave no momento da compra. O estudo mostrou o frete grátis como um atrativo para 75% dos entrevistados, sendo que 1 em cada 3 vê a entrega rápida como um fator decisivo de compra.  

Para atingir um desempenho superior ao registrado na última edição, de acordo com Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre, a empresa está investindo em alavancas, como a antecipação das promoções, a integração do ecossistema, sinergia com os vendedores da plataforma, amplo sortimento de produtos e otimização da malha logística. "A Black Friday do Mercado Livre já começou. Vimos que mais de 65% dos nossos consumidores já começaram a buscar preços e produtos para comprar na data, o que aponta para uma tendência de antecipação cada vez mais presente", afirma Julia. "Por isso, estamos trabalhando de forma ecossistêmica para impulsionar os empreendedores a venderem mais, à medida em que aprimoramos a experiência dos consumidores em nossa plataforma", finaliza. 

Sobe para 18% o volume de brasileiros que pretende pagar à vista  

O estudo também mostra como os consumidores estão se planejando para pagar suas compras e revela que mais brasileiros almejam pagar à vista. "Identificamos um crescimento de 3 pontos percentuais no volume de clientes que pretendem pagar suas compras à vista (18%) este ano, enquanto em 2022 esse volume era de 15%", afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. "Mesmo com esse aumento, a grande maioria (67%) pretende parcelar em até 6x, o que comprova um melhor planejamento financeiro para compra de itens com tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista". Ao mesmo tempo em que os consumidores indicam que esperam comprar mais este ano, o ticket médio por pedido deve ser semelhante ao que gastaram em 2022, principalmente nos valores mais baixos.  

De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$500 (2 p.p maior do que em 2022), 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$1.000 (semelhante ao ano passado), 20% entre R$1.000 e R$2.000 (23% em 2022) e 23% afirmam que pretendem gastar acima de R$2.000 (20% em 2022). Quando o assunto é meio de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o preferido para 69% dos consumidores, seguido por Pix (17%), cartão de débito (7%) e outros métodos (7%). A possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vêm ganhando relevância, como crédito oferecido direto pelo Mercado Pago (salto de 12.5% em 2022 para 32.5% em 2023) e Pix Parcelado.  

Descontos de até 70% no Esquenta Black Friday do Mercado Livre  

O esquenta do Mercado Livre para a Black Friday começou em 16 de outubro, com a campanha "Tá Na Mão", estrelada pelo apresentador e embaixador da marca, Marcos Mion. A campanha trará um formato exclusivo e cocriado com a Globo, transformando apertos de mão – remetendo ao logo do e-commerce – durante a programação de entretenimento de canais da Globo (TV Globo, GNT e Multishow) em cupons para os consumidores. Este ano, o Mercado Livre investirá 50% a mais em mídia e 137% em cupons de desconto em relação à data de 2022. Serão oferecidos até 70% de descontos em milhares de produtos nas categorias de moda e beleza, esportes, supermercado, casa e decoração, entre outras.  

Mais de 5,6 mil vagas temporárias reforçam otimização logística  

O Mercado Livre abriu 5.650 vagas temporárias de emprego para reforçar sua operação logística nos meses de setembro, outubro e novembro. Os temporários vão ter chance de efetivação e correspondem a ? do quadro de funcionários de todo o Brasil. As vagas abertas são para Centros de Distribuição Fulfillment nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Com a entrega mais rápida do varejo, hoje o Mercado Livre entrega no mesmo dia para 193 cidades brasileiras, em até um dia para 2,9 mil cidades e em no máximo dois dias para 5,2 mil municípios.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.