Talento e habilidades em IA Generativa: o que os executivos precisam saber e fazer hoje

0

A IA generativa é diferente de qualquer tecnologia já existente. Rapidamente está gerando disrupção nos negócios e na sociedade, forçando os líderes a repensar os seus pressupostos, planos e estratégias em tempo real. Para se ter uma ideia do impacto nos negócios, um estudo recente do IBM Institute for Business Value (IBV) afirma que 75% dos CEOs no mundo acreditam que a vantagem competitiva em suas indústrias, a partir de agora, dependerá de quem tiver a implantação e domínio mais avançados da IA generativa.

No entanto, os executivos entrevistados estimam que implementar IA e automação exigirá que 40% de sua força de trabalho seja requalificada nos próximos três anos, reforçando ainda mais que a IA generativa está criando uma demanda por novas funções e habilidades. Por isso, é fundamental que as empresas não apenas busquem talentos no mercado, mas aprimorem o conhecimento da equipe já existente para aproveitar tecnologias que emergem exponencialmente e criam empregos do futuro. Futuro este, que acontece agora.
Com a IA generativa redefinindo cada trabalho e cada tarefa, desde o nível básico até o nível executivo, os líderes de negócio precisam saber e fazer três coisas chaves:

A IA generativa envolve pessoas e habilidades, não apenas tecnologia

A vantagem competitiva vem do aumento da experiência dos funcionários e a transformação da forma como o trabalho é realizado. Com isso na mente, é fundamental que o talento humano seja central na estratégia de IA generativa. Criar oportunidades para que a área de Recursos Humanos lidere e comunique como as funções evoluirão e onde podem aplicar a IA generativa para obter maior impacto ajuda a impulsionar a transformação do talento.

À medida que a IA se torna mais inteligente, podem ser feitos trabalhos de maior valor

Globalmente,77% dos trabalhadores de nível inicial verão seus empregos mudarem até 2025 – e o mesmo acontecerá com mais de um quarto dos executivos. Priorizar os casos de uso de alto impacto é o primeiro passo para definir o que significa trabalho de maior valor: colaborar, trabalhar com "exceções", capacitar e requalificar a força de trabalho.


Criatividade é a habilidade "obrigatória" para a IA generativa

Os funcionários precisarão desenvolver novas habilidades e formas criativas de interagir com a IA e entre si. Os líderes de negócio podem repensar seu modelo de operações para desbloquear a criatividade. Também podem usar uma guia de ação para avaliar seu estado atual, planejar uma possível escassez de habilidades e equipar os funcionários com as habilidades necessárias de IA.

E as habilidades?

A IA generativa é uma revolução, não evolução. Por isso, a formação é uma oportunidade de avanço para todos. As organizações podem alavancar seus times técnicos que nivelem por cima o nível de preparação de suas equipes, podem aproveitar também parcerias com instituições de ensino ou acelerar o treinamento com o ecossistema fomentando ao mesmo tempo que toda a indústria prospere igualmente.

Do nosso lado, a IBM anunciou recentemente o compromisso de treinar dois milhões de pessoas em IA até o final de 2026 para ajudar a preencher a lacuna de habilidades. Para atingir esse objetivo em escala global, estamos expandindo colaborações com universidades em todo o mundo, trabalhando com parceiros para oferecer treinamento de IA a alunos adultos, e lançando novos cursos gratuitos de IA generativa por meio do IBM SkillsBuild.

As principais organizações estão agora repensando estratégias e ações em torno de talentos e competências. As empresas bem-sucedidas serão aquelas que construírem uma abordagem flexível e ponderada que incentive o aprendizado, a criatividade, experimentação e inovação, superando a ansiedade, recompensando o entusiasmo, a inclusão e o otimismo.

Joaquim Campos, vice-presidente de IBM Data e IA, AI Apps e Automatização na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.