No fim de outubro deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento São Pedro, localizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, adotou o software Alert Edis nos serviços de emergência. Com ele, os pacientes são acolhidos de acordo com sua gravidade clínica e não mais pela ordem de chegada aos pontos de atendimento.
Isso é possível devido à classificação de risco orientada por meio do Protocolo de Manchester, uma triagem feita a partir de critérios clínicos, utilizada em emergência hospitalar para determinar níveis de urgência de atendimento, tornando o serviço mais ágil. Além disso, todo o processo clínico do paciente será gerido com a utilização da ferramenta, responsável pela criação do PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente.
A UPA São Pedro disponibiliza 16 leitos, sendo oito para atendimento de urgência e emergência e os demais para observação. Entre eles, há três leitos com equipamentos de CTI, destinados à estabilização de pacientes que chegam apresentando quadros graves. Para esta implantação foram treinados mais de 150 profissionais na utilização da solução. O treinamento foi dado pela Alert, com formação em sala de aula e por meio de plataforma e-learning. A empresa disponibiliza também o serviço de Acompanhamento Presencial, com o objetivo de facilitar o processo de transição de um ambiente baseado em papel para um ambiente sem papel.
O projeto contempla a instalação e utilização da ferramenta no Pronto Atendimento do hospital para a criação de Prontuários Eletrônicos, atendendo aos pacientes provenientes do SUS e de planos de saúde conveniados. "A solução funciona da mesma forma que em todas UPAs a utilizam devido ao fato do prontuário eletrônico ser uma solução única e transversal. A abrangência é que dependerá dos módulos que serão implantados, podendo atender aos diferentes serviços como Urgência, Internação, Cirurgia, Consulta Ambulatorial e à atividade de gestão hospitalar", informa Luiz Brescia, diretor-geral da Alert.
O software é uma solução operacional para todos os ambientes de prestação de serviços à saúde e tem a capacidade de produzir ambientes clínicos quase totalmente sem papel. O sistema permite a introdução, em tempo real, de toda a informação clínica do paciente, em telas touchscreen. O software permite a realização de triagem, com consulta em tempo real aos dados dos pacientes e interação entre as equipes dos profissionais da saúde.
A informatização desta urgência faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que abrange outras 19 urgências do Estado e visa a organização dos serviços de urgência e emergência do estado, até ao acompanhamento do paciente dentro do serviço, por um processo clínico eletrônico.
A UPA é gerenciada pela a Fundação de Apoio ao Hospital Universitário de Juiz de Fora, instituição que também administra a unidade do bairro de Santa Luzia da cidade, a próxima a receber a solução.
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