A Cipatex, fabricante de revestimentos e atuante em diversos segmentos como calçadista, moveleiro, mineração, agronegócio e automotivo, passa por uma transformação em seus processos para gerenciar o negócio e aprimorar o atendimento ao seus clientes. Ela adotou as soluções Sales Cloud e Partner Community da Salesforce.
A Cipatex tinha como desafio melhorar o gerenciamento do departamento de vendas. "As equipes coletam os pedidos seguindo um conjunto de fluxos de processo e fazem todas as validações necessárias para produção e faturamento", conta Renato Bafi, gerente de tecnologia da informação da empresa. "A área comercial, portanto, foi nosso ponto de partida com os serviços da Salesforce, para que novas políticas de portfólio, preços e alçadas pudessem ser implementadas", completa.
Todo o processo de implantação durou cerca de 5 meses, abrangendo os departamentos de vendas internas e externas, bem como suas gerências; diretoria comercial e gerência de marketing (pricing). Durante o processo, o engajamento dos usuários foi fundamental. "As novas funcionalidades foram amplamente discutidas com os departamentos que possuem atendimento ao cliente, com o objetivo de qualificar a solução", diz Bafi.
Mesmo com os serviços da Salesforce ainda em fase de inicialização, a Cipatex já observou diversos ganhos relacionados ao alinhamento e otimização do processo de vendas. Outro grande destaque no processo foi a adoção do aplicativo Chatter pelas equipes. "As questões de mobilidade e portabilidade foram fatores decisivos para a escolha dos produtos Salesforce", explica o executivo. O aplicativo, inclusive, tende a ser fonte única de comunicação da equipe, gestores e diretores nos próximos anos.
Também para ações futuras, a Cipatex pretende implantar outras iniciativas para melhorar a experiência do consumidor, expandindo a utilização dos serviços para todas as áreas que possuem algum tipo de relacionamento com o cliente.