Pesquisa aponta futuro dos meios de pagamento

0

Os brasileiros estão dispostos a aderir às novas possibilidades que a tecnologia vem oferecendo em relação aos métodos de pagamento digitais. É o que mostra a terceira fase de uma pesquisa promovida pela Rapyd, fintech unicórnio fundada em Israel que facilita a integração entre empresas e clientes ao redor do mundo, unificando mais de 900 métodos de pagamento em mais de 100 países. O estudo contou com a participação de 435 pessoas, entre homens e mulheres, de 20 a 65 anos, com o objetivo de avaliar mitos, medos e hábitos relacionados a meios digitais de pagamento.

Sem papel-moeda nem cartões plásticos, o consumidor já se sente, no geral, confiante em usar alternativas virtuais para transferir e receber valores. Das tecnologias que estariam dispostos a experimentar, podendo escolher mais de uma opção, 80% marcaram redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo) ou plataforma como GooglePay e Apple Pay. Porém, apenas 36% optaram por criptomoedas e 22% por pagamentos por voz (Siri e Alexa, por exemplo). Ficou claro que os brasileiros ainda são mais resistentes a essas duas modalidades: quando a pergunta foi "qual tecnologia seria mais difícil de adotar?", 50% escolheram os métodos por voz e 49%, as criptomoedas.

O que parece não ter muitas barreiras para se popularizar por aqui são as vendas ao vivo nas redes sociais. O público brasileiro ainda não está muito habituado, mas se mostra receptivo. Na amostra, pouco mais da metade afirmou estar familiarizado e já ter visto uma transmissão desse tipo. A maioria (79%) nunca comprou nada, mas estaria disposta (69%) a comprar.

Essa inclinação é reflexo da elevada credibilidade que os influenciadores têm conquistado. Tanto que, em outra questão da pesquisa, 60% dos entrevistados afirmaram que aceitariam contribuir com uma comissão para os influenciadores por conteúdos relevantes.

De acordo com o estudo, 96% aceitariam usar outros meios de pagamento parcelado, que não fosse cartão de crédito. Outros 25% foram taxativos em dizer que não aceitariam pagar nem receber valores por criptomoedas. Apenas 9% afirmaram não estarem dispostos a usar alguma dessas novas tecnologias

Quanto ao varejo eletrônico, 54% disseram estar familiarizados com as vendas ao vivo via redes sociais e 59%, ter acompanhado uma transmissão desse tipo. E, embora apenas 25% disseram já ter comprado alguma coisa nessa modalidade, 69% dos que ainda não experimentaram garantiram que estariam dispostos a compra. Por fim, 81% disseram crer que conseguiriam fazer uma viagem de 7 dias pelo Brasil, sem notas nem cartões plásticos, usando apenas o smartphone para fazer pagamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.