A GOL Linhas Aéreas anuncia mais uma etapa de sua jornada de transformação digital com foco em seus clientes ao transferir parte dos seus sistemas para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), infraestrutura de gerenciamento do fluxo de dados segura e de alta performance. Com isso, a iniciativa permitirá que a empresa aprimore os processos de atendimento ao cliente, operações internas, faturamento, cobrança e gestão de plataformas digitais com agilidade, escalabilidade e segurança, em um projeto que alia inovação e eficiência.
A empresa está migrando mais de 90% de todo o seu parque tecnológico para a nuvem da Oracle e, neste momento, 80% de suas aplicações já estão operando na Oracle Cloud. Agora, a GOL muda seu comportamento para adotar o conceito de multicloud que permite obter mais escabilidade e disponibilidade para atender suas demandas de qualquer lugar no mundo.
"A GOL está empolgada com o projeto e sentindo os ganhos com a utilização da cloud, trazendo conforto para que ela tenha retornos sobre TI e infraestrutura. Menos tempo de produção e mudanças no sistema são fatores que nos mostram que estamos indo para o caminho correto", conclui Luiz Borrego, CIO da GOL.
Resultados adquiridos
Em janeiro deste ano, a GOL já colocou a primeira aplicação na OCI que atende todos os agentes de viagens da companhia, o web service, que representa um volume de transações em 40% a 60%. Todas as agências de viagens ou sites que vendem passagens áreas da GOL precisam deste serviço para obter uma cobertura completa de ofertas da empresa.
A vantagem da Oracle em atuar em diferentes regiões de data centers no mundo é um diferencial, segundo Luiz. Como a companhia atua em continentes importantes como a América do Norte e a Europa, isso impacta nos serviços oferecidos aos seus clientes fora do Brasil. Outro ponto positivo é a redução de custos que a GOL teve ao migrar todo seu parque tecnológico para a nuvem. Com isso, a área de tecnologia passou a ter um papel de destaque na estratégia de inovação que a companhia está implementando desde o fim do ano passado.
Dois cliques também fazem a diferença para deixar o ambiente mais flexível na nuvem. Esse é o resultado para tomadas de decisões em feitas agora em minutos, que substituíram alguns processos que demorariam alguns dias. Isso é motivo de satisfação nos trabalhos dos clientes internos da GOL.
Em termos de performance, a GOL relatou que o ambiente segue mais estável e aprimorado, com atendimento rápido e de forma online em seus canais, principalmente aqueles em que o passageiro utiliza check-in, embarques e compras. Internamente, ocorreram reinstalações em todos os servidores com as versões mais recentes da cloud e, com isso, diminuição de erros em seu parque tecnológico. O foco, neste atual momento, é na agilidade do cliente e nos negócios da companhia. Tudo o que nasce na cloud já gera, de maneira automática, as documentações prontas, ajudando desta forma em questões de governança, auditorias, entre outros e, com isso, ajuda na aprimoração de novas tecnologias como o banco de dados autonômo e kubernetes.
No front-end da aplicação da empresa, a melhora foi de três vezes em relação ao anterior. Se para o cliente final a mudança foi bem expressiva, a troca também trouxe solidez na operação, com processamentos mais rápidos e entrega ágil, absorção do qualquer volume de vendas sem impacto, escalável e ambiente saudável.
"A cloud vai nos ajudar bastante na forma como a TI atende ao negócio. A expectativa é que atenda de maneira rápida e com governança a necessidade de inovação e melhoria de processo", afirma Luiz Borrego.
"Apoiar a GOL na transição para a nuvem e, com isso, aprimorar ainda mais a experiência dos clientes que voltaram a viajar com segurança e de todo o ecossistema da empresa, é mais uma prova de que este é o caminho da inovação que empodera as empresas rumo a aceleração digital", comenta Marcos Pupo, Vice-Presidente Sênior de Oracle Cloud para América Latina.