A Data Traffic, empresa goiana, fornecedora de serviços e tecnologia para fiscalização eletrônica de trânsito e monitoramento de tráfego, recebeu a certificação brasileira MPS.BR nível G de Melhoria de Processo do Software Brasileiro, que avalia os processos de gerência de projeto e gerência de requisitos.
A avaliação ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro e foi resultado de um trabalho de 12 meses para a implantação do projeto com investimentos da ordem de R$ 40 mil e cerca de 220 horas de treinamento.
Os processos avaliados são frutos das atividades realizadas pelo GPES (Grupo de Processos de Engenharia de Software), criado há dois anos e meio para estudar e melhor algumas falhas percebidas pela Data Traffic.
Após seguir com o processo de desenvolvimento de seus sistemas, a empresa resolveu buscar a certificação MPS.BR em função da proximidade com o modelo que a empresa já estava desenvolvendo.
Uma vez implantado, o processo trouxe vários benefícios, como o aumento da maturidade e da capacitação dos profissionais envolvidos nos projetos. Outro ganho fundamental foi a melhora no relacionamento com os clientes, o que, segundo Márcia Monteiro Mendonça, assessora da diretoria, era um dos objetivos principais que motivaram a adoção de um modelo de qualidade.
?Nossa visão era com foco no cliente, principalmente na busca por sua satisfação, em atendê-lo bem. Os softwares que a Data Traffic produz são utilizados dentro da empresa e nós estávamos tendo alguns conflitos com esses softwares em relação ao cliente, o que nos motivou a buscar essa qualidade de uma forma mais sistematizada?, explica Márcia.
Para o futuro, Márcia conta que a empresa optou por ampliar essa conquista e disseminar a cultura para as demais áreas da empresa. Mesmo com a certificação marcada, Márcia relata que a empresa possuía processos que já estavam em fase de melhoria.
?Nós estávamos com alguns processos do nível F implantados e alguns até do nível E ? vimos a necessidade de alguns processos pontuais e os antecipamos, pois eles têm muito relacionamento com a qualidade do produto.
Para 2007, definimos que iremos institucionalizar esse processo dentro da empresa, mantendo uma melhoria constante?, completa.