O volume mundial de spams em 2006 aumentou quase 100% em relação ao ano anterior de acordo com estatísticas do Threat Operation Center da IronPort Systems, fornecedora de soluções para segurança de e-mail e ambientes web, liderado pela proliferação em spams com imagens integradas. De acordo com as estatísticas da fabricante, os níveis de spams mundiais em outubro de 2005 eram de 31 bilhões de mensagens diárias. Em 2006, a cifra pulou para 61 bilhões de e-mails circulando por dia.
Um quarto do volume (25%) consistia de spams com imagens, o que representa aumento cinco vezes maior comparado aos 4,8% registrados no ano anterior. O tamanho médio das mensagens também aumentou de 8,9 Kbytes para 13 Kbytes. Durante o ano, mensagens indesejadas consumiram mais de 819 terabytes de largura de banda por dia.
?Esse tipo de mensagem tem se tornado muito comum. São e-mails que possuem pouco ou nenhum texto, mas contêm um arquivo com extensão .gif ou .jpeg que não é detectado pelas tradicionais assinaturas antispam?, ressalta o gerente geral da IronPort Brasil, Arthur Capella, ao dizer que a empresa desenvolveu uma tecnologia para a detecção dessas ameaças.