O Movimento Internet Segura (MIS) acaba de colocar à disposição em seu site (www.internetsegura.org) a Central de Apoio ao Internauta. Trata-se de um mecanismo pelo qual as pessoas que navegam pela rede podem esclarecer dúvidas sobre compras on-line, transações bancárias, e-mails suspeitos e todos os assuntos relacionados à segurança na web. O MIS é o comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) dedicado a atuar na educação do usuário para que o mesmo evite cair em fraudes virtuais.
A coordenadora do MIS, Carolina Aranha, explica que a central é um avanço na prestação de serviços realizada pela entidade. ?Ao longo dos dois primeiros anos de atuação, conseguimos aprender muito sobre a necessidade de informação do usuário da rede. Com base nesse aprendizado, foi possível criar um modelo que permite um atendimento mais personalizado e com maior agilidade.?
Carolina ressalta, no entanto, que a central não tem como objetivo o tratamento de denúncias de supostos crimes on-line, mas sim a orientação sobre dúvidas de segurança na navegação na web. Segundo ela, neste ano o MIS conseguiu triplicar o volume de acessos em seu site. Hoje são cerca de 300 mil a 400 mil visitas individuais por mês. ?Nossa expectativa é que o lançamento da Central de Apoio proporcione um crescimento desse volume de até cinco vezes. Com isso teremos uma média de 1,5 milhão a 2 milhões de usuários por mês, o que é uma parcela bastante significativa se comparada, por exemplo, com o número de pessoas que já fizeram compras pela internet pelo menos uma vez na vida?, diz ela, ao estimar que o comércio eletrônico brasileiro neste ano deve alcançar a marca de 5 milhões de consumidores.
O presidente da camara-e.net, Manuel Matos, considera o lançamento da Central de Apoio ao Internauta do MIS mais um movimento importante da instituição na direção do desenvolvimento dos negócios eletrônicos do país. ?O MIS foi criado porque a camara-e.net tem consciência de que a sensação de insegurança que paira sobre os negócios eletrônicos impede um crescimento ainda mais vigoroso do segmento. Ao responder as dúvidas de forma ágil e precisa, estamos contribuindo para que o consumidor tenha cada vez mais conforto em sua relação com a internet.?
Ele acrescenta que a central contribuirá também para outro projeto da camara-e.net, o e-Lider. A iniciativa consiste na formação de novas lideranças preparadas para atuar em empresas da economia digital. Para viabilizá-lo, a camara-e.net selecionou uma equipe de profissionais que já atua em todos os programas que compõe o planejamento estratégico da instituição. Depois de um ano eles serão enviados para atuar em empresas associadas à camara-e.net onde ficarão por mais um ano e depois estarão aptos a ocupar postos de trabalho no competitivo segmento de corporações digitais. ?Esses futuros e-lideres foram treinados para responder às perguntas dos usuários?, explica Matos.
Segundo ele, ao acessar a Central de Apoio no site do MIS, o usuário pode verificar numa lista de perguntas freqüentes se as respostas contemplam sua necessidade. Caso contrário, ele poderá enviar diretamente sua pergunta que será respondida por e-mail com a supervisão dos consultores e coordenadores do MIS.