Os responsáveis pela rede de compartilhamento de fotos Instagram se pronunciaram no Twitter após forte reação nas mídias sociais contra mudanças nas suas políticas de privacidade e uso de informações dos usuários.
Marcadas para entrar em vigor no dia 16 de janeiro próximo, as novas regras dão ao Instagram e ao Facebook o direito de usar em sua própria publicidade fotos e identidade dos usuários da ferramenta.
Além disso, o Instagram se declara no direito de permitir que anunciantes do Facebook também usem dados e informações compartilhados por meio do aplicativo — levando à interpretação de que as fotos dos usuários serão vendidas à sua revelia.
Nas redes sociais, em especial no Twitter, muitos usuários já informam que deletaram suas contas em protesto, e conclamam outros a segui-los.
Sites e blogs de tecnologia também já ensinam usuários como salvar suas imagens para, em seguida, deletar a conta no Instagram.
A reação, que gerou a hashtag #BoycottInstagram (boicote o Instagram) , levou a empresa a divulgar no microblog a mensagem "We've heard you that the updates to our Privacy Policy & Terms of Service are raising a lot of questions. We'll have more to share very soon"
(Tradução: "Nós ouvimos que as atualizações para a nossa política de privacidade e termos de serviço estão levantando uma série de questões. Nós teremos mais a compartilhar em breve").