O número de brasileiros que visitaram sites de comércio eletrônico atingiu um patamar inédito em novembro. Pela primeira vez desde que a pesquisa NetView, da Nielsen Ibope, é realizada, a categoria e-commerce chegou a 37,9 milhões de usuários únicos, em casa ou no local de trabalho, sendo que cada um permaneceu em uma página de compras online por duas horas, em média, no mês. O número corresponde a 63,3% dos internautas no mês e representa um aumento de 5% sobre os 37,9 milhões de usuários únicos do mês anterior.
O relatório revela que a subcategoria com maior movimento no comércio eletrônico foi a das lojas de varejo, que foram visitadas por 33,4 milhões de usuários únicos no mês, registrando um crescimento de 6% sobre os 31,5 milhões em outubro e alcançando também uma marca inédita.
Também cresceram de maneira significativa os comparadores de preços, que chegaram a 19,5 milhões de usuários únicos, após um aumento de 11%, e os sites de cupons e compras coletivas, que evoluíram 8% no mês, atingindo cerca de 16 milhões de internautas.
As páginas mais visitadas nos sites de varejo no mês da Black Friday foram as que oferecem televisores, celulares, tablets, móveis e livros. Já nos comparadores de preços, os produtos mais procurados foram os smartphones. Ainda de acordo com a pesquisa, além dos sites de compras, também cresceu em novembro a audiência das páginas de companhias aéreas, redes sociais, buscadores e portais.
Usuários com acesso à internet
O relatório ainda aponta que o total de pessoas com acesso à web em novembro atingiu 83,7 milhões em casa ou no trabalho, o que significou um aumento de 5,3% sobre o número anterior, que era de 79,5 milhões. Já o número de usuários ativos cresceu 7% em relação ao mês anterior e chegou a 59,9 milhões, em casa ou no local de trabalho. Na comparação com os 53,6 milhões de usuários ativos no mesmo período de 2012, o aumento foi de 12%.
Pela primeira vez desde que a pesquisa Nielsen Ibope é realizada, o número de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet superou a marca de 80 milhões. Segundo o levantamento realizado em novembro, 80,8 milhões de pessoas têm acesso em casa. Esse número é 16% maior que os 69,5 milhões registrados um ano antes.
O número de usuários ativos domiciliares também alcançou uma marca inédita. Do total de pessoas com acesso em casa, 50,8 milhões navegaram em novembro, número 14% maior do que os 44,7 milhões em igual mês de 2012.