ESET anuncia tendências em segurança informática para 2018

0

A ESET anuncia a publicação do relatório chamado: "Tendências de segurança cibernética 2018: O custo do nosso mundo conectado". Ele se baseia em informações coletadas pelo Laboratório de Investigação da ESET, revelando importantes problemas, eventualidades e desafios que enfrentaremos durante o próximo ano.

"Em 2018 os cibercriminosos e grupos de ciberespionagem continuarão infectando sistemas com as ameaças conhecidas, uma vez que já estabeleceram uma forma de ganhar dinheiro de maneira ilegal, e assim, deveremos ver novas táticas de ataques. Entretanto, o aumento da cooperação entre os órgãos de aplicação da lei e as entidades privadas de segurança cibernética é algo muito positivo, já que a prisão dos responsáveis por esses ataques e a dissuasão dos grupos de cibercriminosos está progredindo", diz Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

Os  eixos  temáticos do relatório "Tendências de segurança cibernética 2018: O custo do nosso mundo conectado"  abordam:

O aumento dos ataques à infraestrutura crítica: os casos de ciberameaças que afetam a infraestrutura crítica foram notícia em 2017, e continuarão sendo em 2018, a medida que a infraestrutura dos ataques cresce com a incorporação de dispositivos cada vez mais interconectados.

Ataques à cadeia de suprimentos: as grandes empresas estão despertando à ameaça de ataques cibernéticos com equipes de segurança que recebem mais apoio para melhorar as medidas de segurança, mas as PMEs (pequenas e médias empresas) continuam enfrentando essas novas preocupações, e, como elas costumam fornecer bens e serviços para organizações maiores, tornam-se alvos  de cibercriminosos para comprometer essas infraestruturas mais robustas.

Maior cooperação entre os especialistas em aplicação de lei e segurança cibernética: a investigação de malwares vem demonstrando ser útil para a aplicação da lei na guerra contra os crimes virtuais.

Pirataria na democracia:  É possível proteger os processos eleitorais? As eleições mais recentes despertaram inúmeras questões quanto a segurança cibernética, sendo a mais importante: até que ponto um ciberataque pode influenciar um processo eleitoral?

A privacidade na nova era da tecnologia: os dados são a nova moeda para os consumidores que esperam aproveitar um software de baixo custo ou gratuito, o que levou os provedores a entrar no negócio de coleta de dados, aumentando os riscos relacionados com a privacidade das informações.

"Enquanto boa parte das grandes empresas leva a sério a questão da segurança de dados, investindo em soluções suficientes para fazer um bom trabalho, boa parte das pequenas empresas, que proporcionam bens e serviços a organizações maiores, não possuem a mesma preocupação, o que as torna mais vulneráveis, e consequentemente, afeta todos os envolvidos", diz Stephen Cobb, principal investigador de Segurança da ESET.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.