Datacraft investe US$ 1 milhão em centro de segurança

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A Datacraft, fornecedora de serviços de infra-estrutura e gestão de TI, está oferecendo mais uma opção de serviço aos seus clientes, com a criação de um centro especializado no gerenciamento de segurança de TI, o SOC (Security Operation Center). Ativado recentemente na capital paulista, onde está localizado o escritório central da empresa, o SOC consumiu investimentos de US$ 1 milhão e amplia a atuação da empresa nesse segmento.

Entre outros serviços, o SOC oferece análises de vulnerabilidade de risco, implementação, monitoramento e manutenção de políticas de segurança com operação 24 horas por dia, sete dias por semana (24×7). A idéia é permitir que as empresas adotem iniciativas proativas diante as ameaças relacionadas à internet. ?É mais lucrativo manter um serviço que evite os problemas do que investir na correção deles. A proatividade é o maior pilar de sustentação da segurança?, destaca Emerson Murakami, diretor de tecnologia da Datacraft.

O diretor ressalta que o SOC faz a correlação de eventos, definindo as prioridades dos incidentes de forma dinâmica, com base na gravidade do impacto dos negócios. Essa tecnologia permite a correlação de dados de um evento de diferentes fontes, identificando brechas de segurança, hackers, invasões e vírus que podem afetar as informações das empresas.

Na opinião de Murakami, atualmente, só a compra de boas ferramentas não é suficiente para proteger a infra-estrutura das empresas. ?A sofisticação das tecnologias e as inúmeras formas de acesso às informações das companhias permitiram maior complexidade das ameaças e exigem muito mais do que implementações de softwares e hardwares?, explica.

A Datacraft, segundo ele, identifica os possíveis riscos existentes, gerencia e monitora a infra-estrutura (telecomunicações, servidores e aplicações), detectando falhas de maneira preventiva. O SOC trabalhará junto a uma rede de centros espalhados pelo mundo, pertencentes ao grupo DimensionData (DiData), do qual a empresa faz parte. O grupo está presente em mais de 36 países e 23 centros de operação.

Para Murakami, cada vez mais as empresas têm percebido que a segurança é um item essencial para um bom desempenho, principalmente aquelas que usam a internet como ferramenta de negócios. ?As empresas sentem dificuldade em manter seu ambiente seguro. Elas sabem que precisam ser monitoradas, mas, na maioria das vezes não possuem estrutura própria para isso. É aí que a Datacraft entra.?

A área de terceirização de serviços ligados à segurança responde hoje por 15% do faturamento da empresa, que fechou 2005 com receitas de US$ 13 milhões. ?As corporações não querem mais comprar produtos. A preferência agora é por serviços. E, por esse motivo, a Datacraft vem investindo alto na qualidade de seus processos?, afirma Murakami.

Outro fator que tem impulsionado os investimentos da Datacraft são os números apontados pelos institutos de pesquisas que indicam um crescimento de 253% para o mercado latino-americano de segurança para os próximos cinco anos, valor que corresponde a US$ 371 milhões. Baseada nessas projeções, a empresa vai concentrar sua força de vendas nesse segmento, em 2006.

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