Cisco planeja entrar no mercado de servidores, afirma jornal

0

Nos próximos meses, a Cisco Systems deve liberar um produto que ameaça causar uma grande agitação no setor de tecnologia e colocar a empresa em rota de colisão com parceiros tradicionais como a HP e IBM. Trata-se de um servidor equipado com software virtualização, uma jogada ousada da fabricante de equipamentos de rede no competitivo mercado de servidores. O lançamento faz parte da estratégia da Cisco de crescer além do segmento de infraestrutura de internet.
Durante anos, a empresa manteve seu foco na venda de switches e roteadores, mercado em que ela domina, com US$ 40 bilhões por ano em receitas e 65% de margem de lucro bruto. Os grandes fabricantes de computadores, incluindo HP, IBM e Dell, tiveram até agora um relacionamento benéfico com a empresa e sem choque de interesses: a Cisco vende equipamentos de rede, enquanto essas empresas vendem computadores pessoais, servidores, sistemas de armazenamento e software.
Para analistas do setor, a entrada da Cisco no mercado de servidor irá perturbar a simbiose confortável entre elas e poderá causar uma guerra de Titãs. "Este será o mais importante e mais comentado produto do ano", disse Brent Bracelin, analista da Pacific Crest hardware Securities, à edição on-line do New York Times. "Haverá reações de ambos, IBM e HP, e isso irá conduzir a uma nova onda de consolidação da indústria."
Para os executivos da Cisco não haverá graves conflitos. "Vemos isto não como um novo mercado, mas como um mercado de transição", disse Padmasree Warrior, diretor de tecnologia da empresa. "Toda vez que há uma grande transição ocorre, as grandes empresas têm de competir em algumas áreas."
A tecnologia por trás dessa transição, de acordo com a Cisco, é o software de virtualização. Ao longo da última década, os softwares de virtualização têm experimentado uma ascensão meteórica por permitirem a execução de inúmeras aplicações de negócios, em vez de apenas uma em cada servidor físico, o que proporciona às empresas economia com energia e com a compra de hardware.
Os planos da Cisco são ambiciosos. Com a entrada no mercado de servidores, ela espera ir bem além dos US$50 bilhões do mercado de servidos, com a inclusão de software de gestão e possivelmente até o storage. "Nossa visão é: como nós fazemos para virtualizar todo o data center?", disse Warrior. "Não se trata de um único produto. Teremos uma série de produtos que nos permitem fazer essa transição."
Segundo pessoas próximas à empresa, ouvidas pelo jornal americano, a Cisco poderá mostrar o primeiro dos seus novos sistemas em março. A empresa não irá revelar a natureza exata do produto, embora essas pessoas tenham revelado que ela irá vender junto com um servidor de rede o software de virtualização desenvolvido em conjunto com a VMware, empresa na qual detém 2% de participação. Em vez de trabalhar como um sistema de propósito geral, o produto Cisco irá servir apenas para aplicações virtuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.