Novos documentos da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), divulgados pelo ex-prestador de serviços do órgão, Edward Snowden, revelam que a agência invadiu redes norte-coreanas em 2010, segundo informa o The New York Times.
Ainda de acordo com as evidências, hackers a serviço da NSA se esconderam em redes da Coreia do Norte através de redes chinesas conectadas a elas, e eram capazes de usar malware para acompanhar o funcionamento de quase 6 mil hackers norte-coreanos.
As descobertas corroboram a conclusão da polícia federal norte-americana (FBI) de que a Coreia do Norte, de fato, está por trás do ciberataque à base de dados da Sony Pictures Entertainment. No entanto, não está claro como ou por que não conseguiram prevenir o ataque.
A Sony Pictures Entertainment foi vítima de um ataque cibernético em novembro passado, quando um grupo de hackers assumiu o controle de sistemas de computadores da empresa culminando no roubo de documentos e destruição de dados. Na época, a Sony chegou a anunciar o cancelamento do filme "A Entrevista", cujo enredo é sobre um plano de dois jornalistas recrutados pela CIA para exterminar o líder norte-coreano.