A NTT DATA desenvolveu para a CPFL Renováveis, uma geradora de energia elétrica, o projeto Hydro 4.0, que agrega tecnologias emergentes no monitoramento das 55 barragens das usinas da empresa.
O desenvolvimento da solução partiu da criação de um Data Lake (repositório para armazenar, processar e proteger diferentes tipos de dados) como primeiro passo para estabelecer uma governança de informações, proporcionando a construção de uma Plataforma Integrada de Gestão e Análise de Segurança de Barragens. Com apoio de tecnologias de processamento como big data, machine learning e analytics, a plataforma armazena e avalia em tempo real, de forma centralizada, dados sobre as barragens.
O Hydro 4.0 tem a capacidade de atualizar dados a cada 15 minutos e monitora dados de auscultação das estruturas, dados de telemetria das estações pluviométricas e fluviométricas, informações meteorológicas, dados operacionais, entre outros indicadores.
A principal característica do Hydro 4.0 está nas interfaces visuais intuitivas e centralizadas que foram desenvolvidas. Por meio da plataforma, foi possível simplificar e facilitar a compreensão rápida de dados complexos, permitindo maior agilidade na tomada de decisão, análise de tendências, padrões e insights de gestão.
Em comunicado, Francisco João Di Mase Galvão Jr., diretor de Operação e Manutenção da CPFL Renováveis, pontua que a plataforma digital de segurança de barragens da CPFL, cujos dados são apresentados no Centro de Gestão de Barragens, proporciona um melhor gerenciamento de riscos e suporte às decisões técnico-gerenciais, bem como o monitoramento de forma contínua e sistemática de todas as barragens, incluindo o comportamento em tempo real e previsão meteorológica.