O Google anunciou um investimento de US$ 1 bilhão em um novo data center no Reino Unido em Waltham Cross, Hertfordshire. O local de 33 acres, uma vez concluído investimento trará capacidade computacional para garantir serviços digitais confiáveis para clientes do Google Cloudl e inovação em IA para usuários da região e no exterior.
Como pioneira em infraestrutura computacional, os data centers do Google são alguns dos mais eficientes do mundo. Estabelecemos nossa meta ambiciosa de operar todos os nossos data centers e campi com energia livre de carbono (CFE), a cada hora, todos os dias, até 2030, diz. Debbie Weinstein, vice-presidente do Google e diretor administrativo do Google no Reino Unido e Irlanda, em um blog da empresa.
Em apoio a este objetivo, em 2022, o Google anunciou um acordo de compra de energia com a ENGIE para energia eólica offshore gerada pelo parque eólico Moray West, na Escócia. Este acordo adicionará 100 MW de energia à rede e colocará as operações do Google no Reino Unido no caminho certo para operar com energia livre de carbono ou perto de 90% em 2025.
Além disso, também vai explorar formas inovadoras de utilizar o calor gerado pelos centros de dados, e esta nova instalação também terá disposições para recuperação de calor fora do local. A recuperação de calor fora do local apresenta uma oportunidade de conservação de energia que beneficia a comunidade local, pois permite-nos capturar o calor gerado pelo data center para que possa ser utilizado por residências e empresas próximas. O data center também está configurado para implantar um sistema de refrigeração baseado em ar.
"Nosso compromisso com a sustentabilidade é um dos motivos pelos quais clientes britânicos como a Rightmove escolhem o Google para suas necessidades de computação em nuvem. Tendo migrado seus serviços para o Google Cloud para promover seus próprios objetivos de sustentabilidade, a Rightmove vê o compromisso do Google de descarbonizar e construir data centers sustentáveis como um elemento crucial na redução do impacto de carbono de sua infraestrutura digital e ajudá-los em sua jornada para zero emissões líquidas", explica.
Investimento contínuo do Google no Reino Unido
Esse investimento no data center de Waltham Cross é o mais recente de uma série de investimentos que apoiam os britânicos e a economia em geral e é mais uma prova do compromisso contínuo do Google com o Reino Unido – um país chave para o nosso negócio e um líder mundial pioneiro em IA, tecnologia e ciência. "Este anúncio se baseia em nosso investimento com a compra de nosso escritório Central Saint Giles por US$ 1 bilhão em 2022, o empreendimento de 1 milhão de pés quadrados em King's Cross e o lançamento de nosso Centro de Descoberta de Acessibilidade – que visa estimular a criação de tecnologia acessível para todo o Reino Unido", acrescenta a executiva.
Além disso, o Google instalou um novo cabo submarino – Grace Hopper – que liga o Reino Unido aos Estados Unidos e à Espanha. "Visitamos mais de 500 locais em todo o Reino Unido desde 2015 e proporcionamos treinamento gratuito em habilidades digitais a mais de 1 milhão de pessoas. No ano passado, expandimos nosso programa de treinamento Google Digital Garage para incluir também um novo currículo focado em IA para permitir que mais britânicos aproveitem as oportunidades para se beneficiarem das oportunidades criadas por esta tecnologia", finaliza Weinstein.