O Conselho de Administração da Oi nomeou hoje, em reunião extraordinária, o executivo Mateus Affonso Bandeira para o cargo de CEO da companhia, em face do término do segundo mandato do CEO Rodrigo Abreu ao final de janeiro, e da decisão de comum acordo com o Conselho de não renovação para mais um período. Abreu ingressou no conselho da companhia em 2018 e ocupava o cargo de CEO desde 2020, e com sua saída da presidência, seguirá colaborando com a companhia no papel de Conselheiro. Mateus Bandeira, que é também Conselheiro da Oi, traz ampla qualificação para conduzir essa fase de transição, tendo ocupado posições de CEO da Falconi Consultores e do Banrisul, além de diversas posições no Conselho de grandes empresas.
"Nos seus dois mandatos como CEO, Rodrigo Abreu executou de maneira impecável o plano de reestruturação da empresa, aprimorando os mecanismos de governança corporativa, concluindo a venda de importantes ativos e redirecionando o foco do negócio para a expansão da fibra ótica", afirma o presidente do Conselho de Administração da Oi, Eleazar de Carvalho Filho, acrescentando que a entrada de Mateus Bandeira no grupo de executivos da companhia permitirá a continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido.
"Com grande experiência em gestão e finanças, e com uma participação ativa dentro do Conselho de Administração há três anos, Bandeira tem profundo conhecimento do nosso planejamento estratégico, e assume com tranquilidade o desafio de liderar o processo de aprovação do plano de Recuperação Judicial e de retomada do crescimento da Oi" explica Eleazar de Carvalho Filho.
Mateus Bandeira é gaúcho, consultor e conselheiro de administração de empresas. Tem graduação em Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Pelotas e MBA em Finanças pela The Wharton School – University of Pennsylvania. Entre 2011 e 2017, foi CEO e Managing Partner da então Falconi Consultores de Resultado. Antes, dentre outras funções públicas, foi presidente do Banrisul e secretário de Estado do Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul. Mateus é também hoje, além da Oi, membro dos Conselhos da Vibra Energia, Intelbrás e Marcopolo.
Ao deixar a presidência, Rodrigo Abreu afirma que encerra um período de importantes mudanças e passa a colaborar de uma nova maneira para o futuro da Oi. "Cumpri um ciclo para a transformação da companhia e continuarei colaborando em seus desafios como membro do Conselho, inclusive nas negociações com os credores no âmbito do processo de Recuperação Judicial e nas discussões com Anatel, TCU e AGU em busca de um acordo para solucionar as pendências da Concessão de telefonia fixa e sua migração para o regime de Autorização", diz Abreu.
Para Bandeira, as mudanças implementadas durante a gestão de Abreu "foram críticas para reposicionar a companhia no mercado de telecomunicações e permitir a sua continuidade e uma visão futura de como retomar a sustentabilidade". "Minhas prioridades serão a redução de custos operacionais e a aceleração da operação de fibra e de serviços corporativos, obviamente além dos desafios relacionados às negociações com credores e órgão regulador", revela o novo CEO, que, em um momento futuro apoiará a seleção de um novo CEO para implementação do plano no longo prazo.