Empresários do setor de tecnologia da informação se reuniram nesta segunda-feira (19/3) com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para solicitar o apoio do governo na criação de mais cursos de qualificação para atender à demanda por mão-de-obra do setor. O encontro ocorreu em um hotel fazenda em Araraquara, no interior de São Paulo.
De acordo com levantamento feito pelas empresas, atualmente há carência imediata de mão-de-obra especializada para 17,4 mil vagas no setor, segundo informou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Araraquara, Sérgio Sgobbi. Como o crescimento do setor é de 6,5% por ano, a expectativa é a de que esta carência aumente. "Eles temem que a falta de profissionais acabe por travar o desenvolvimento", explica o secretário.
O ministro esteve na para a formatura das turmas de Aeronáutica e Software do Plano Nacional Setorial de Qualificação (Planseq), do Ministério do Trabalho e Emprego. O município de Araraquara foi escolhido para o encontro por desenvolver um projeto de qualificação que inclui, entre outros programas, o Planseq, que também está formando mão-de-obra na área de TI na região.
Com a parceria das empresas de informática, foi elaborado um projeto de qualificação de mão-de-obra para ser aplicado nacionalmente. Este projeto foi discutido na reunião. Entre as empresas que participarão do encontro estão a EDS, IBM, Cast, SHX, ABDI, IBCD, Intel, Microsoft, Techs, âncora e Oracle.
No último dia 15, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, afirmou que o governo prepara um pacote de desoneração de tributos para o setor de tecnologia, que deve ser anunciado em cerca de 90 dias. Furlan estima que com a medida serão gerados 100 mil empregos para o setor em quatro anos e aumento das exportações de serviços de US$ 1 bilhão previsto para este ano para US$ 5 bilhões, em 2010.
Com informações da Agência Brasil e do MTE.