Espanhóis propõem a Lula cooperação na área de nanotecnologia

0

O governador da região espanhola da Galícia, Emílio Pérez Touriño, apresentou nesta segunda-feira (19/3) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva propostas de cooperação empresarial e científica. No encontro, Touriño abordou sobre os interesses de negócios em áreas como a pesca (possibilidade de construção de uma base para a frota pesqueira de Pernambuco) e a nanotecnologia (tecnologia que consiste na construção de estruturas e novos materiais a partir de átomos).

A Galícia dirige atualmente o centro de nanotecnologia existente na cidade portuguesa de Braga. Em cima da mesa deverá estar também a construção do projeto da Cidade da Cultura, de Santiago de Compostela, que pode funcionar como aproximação dos povos lusófonos dos dois continentes.

Para o governador, que está em visita de cinco dias ao Brasil e tem na sua comitiva alguns empresários potencialmente interessados em investir no país, é importante privilegiar as relações com o Brasil no plano econômico e empresarial, já que a sua dimensão e dinamismo prometem boas possibilidades de negócio e de crescimento. Touriño, citado pela agência EFE, disse que a Galícia tem que ser uma "plataforma de relações comerciais e culturais" entre os países do Atlântico e da lusofonia.

A região autônoma da Galícia fica no noroeste da Espanha, junto a Portugal, e tem o galego como uma de suas línguas oficiais. O galego tem uma estrutura muito próxima da língua portuguesa.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.