O governador da região espanhola da Galícia, Emílio Pérez Touriño, apresentou nesta segunda-feira (19/3) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva propostas de cooperação empresarial e científica. No encontro, Touriño abordou sobre os interesses de negócios em áreas como a pesca (possibilidade de construção de uma base para a frota pesqueira de Pernambuco) e a nanotecnologia (tecnologia que consiste na construção de estruturas e novos materiais a partir de átomos).
A Galícia dirige atualmente o centro de nanotecnologia existente na cidade portuguesa de Braga. Em cima da mesa deverá estar também a construção do projeto da Cidade da Cultura, de Santiago de Compostela, que pode funcionar como aproximação dos povos lusófonos dos dois continentes.
Para o governador, que está em visita de cinco dias ao Brasil e tem na sua comitiva alguns empresários potencialmente interessados em investir no país, é importante privilegiar as relações com o Brasil no plano econômico e empresarial, já que a sua dimensão e dinamismo prometem boas possibilidades de negócio e de crescimento. Touriño, citado pela agência EFE, disse que a Galícia tem que ser uma "plataforma de relações comerciais e culturais" entre os países do Atlântico e da lusofonia.
A região autônoma da Galícia fica no noroeste da Espanha, junto a Portugal, e tem o galego como uma de suas línguas oficiais. O galego tem uma estrutura muito próxima da língua portuguesa.
Com informações da Agência Lusa.