O sistema operacional mobile do Google, o Android, alvo de intensas especulações no final do último ano, finalmente vai sair das telas dos desenvolvedores de software da Open Alliance.
Leonardo Tristão, diretor de novos negócios do Google Brasil informou nesta quarta-feira, 19/3, durante o World Web Expo Forum, promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME e TELAVIVA e organizado pela Converge Comunicações, que alguns mercados terão os primeiros aparelhos com a plataforma até o final do ano. No Brasil, os aparelhos com o Android devem chegar apenas em 2009.
A Open Alliance é uma aliança de 30 empresas que reúne operadoras, desenvolvedores de software e fabricantes, formada para desenvolver o próprio Android e também aplicativos para a plataforma. O sistema é uma plataforma aberta e, portanto, poderá rodar diversos aplicativos desenvolvidos por qualquer empresa, entre elas as próprias concorrentes da Google.
A Open Alliance, inclusive, oferece um prêmio de US$ 100 milhões para o desenvolvedor que criar o melhor aplicativo móvel. Tristão diz que a Google prefere encarar o Android como uma plataforma aberta para telefones celulares e não como um sistema operacional. ?Por ser uma plataforma aberta e gratuita, nós permitimos a milhões e milhões de desenvolvedores criarem milhões e milhões de Google Phones?, diz ele.
No começo de toda a boataria que envolveu o Android, a imprensa e toda a comunidade de blogs especializados chegou a pensar que a empresa estaria entrando no mercado de fabricantes de handsets. Tristão mostrou um slide que continha diversos ?modelos? de um susposto GPhone.
Parceria estratégica
Enquanto o Android não aporta por essas bandas, a Google vai firmando parcerias com as operadoras móveis para permitir ao usuário ter acesso ao serviços também no telefone celular. O último contrato fechado foi com a Oi e a Vivo para disponibilizarem o Orkut SMS, através do qual pode-se postar recados no Orkut via torpedo. Segundo Tristão o serviço estará disponível ?muito em breve?. O Orkut SMS já funciona na Claro, BrT, Telemig e TIM.
Recentemente a Google estabeleceu uma parceria estratégica com a TIM que leva o YouTube para os clientes da operadora. O próximo passo é o serviços de busca da Google no portal da TIM. Perguntado quando o serviço estaria disponível, Tristão desconversou. ?Em 2008?.