Para Charles Zamaria, professor da Ryerson University do Canadá e coordenador da parte canadense de uma pesquisa sobre o uso da web que envolve 28 países, a Internet não tirará o lugar das mídias tradicionais. Zamaria apresentou dados da parte canadense da pesquisa, mostrando que naquele país o número de horas semanais que as pessoas dedicam à mídia tradicional caiu de 2004 para 2007, enquanto o tempo gasto com a Internet aumentou neste mesmo período. Segundo o pesquisador, contudo, os dados não indicam o fim dos meios tradicionais, mas nova forma de consumo deles. "As pessoas buscam as novas mídias na Internet, principalmente a população mais adulta", diz Zamaria, que acredita que o aumento do número de horas que a pessoa passa na Internet também está associado à difusão da banda larga. "A banda larga muda tudo porque permite ao usuário estar sempre online", observa.
O pesquisador destaca que as mídias tradicionais precisam usar a Internet não só como um canal de distribuição e monetização, mas como uma facilitadora. "No caso da televisão, não adianta os broadcasters transmitirem programas na web. Eles precisam entender que a Internet é um espaço com características próprias e garantir ao usuário uma boa experiência online", adverte.
O professor lembra que o Brasil ainda não faz parte do estudo, e convida instituições brasileiras de ensino interessadas em participar dos levantamentos. Vale lembrar que o financiamento da pesquisa é de responsabilidade de cada país.
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