Internet não tira lugar das mídias tradicionais, aponta estudo

0

Para Charles Zamaria, professor da Ryerson University do Canadá e coordenador da parte canadense de uma pesquisa sobre o uso da web que envolve 28 países, a Internet não tirará o lugar das mídias tradicionais. Zamaria apresentou dados da parte canadense da pesquisa, mostrando que naquele país o número de horas semanais que as pessoas dedicam à mídia tradicional caiu de 2004 para 2007, enquanto o tempo gasto com a Internet aumentou neste mesmo período. Segundo o pesquisador, contudo, os dados não indicam o fim dos meios tradicionais, mas nova forma de consumo deles. "As pessoas buscam as novas mídias na Internet, principalmente a população mais adulta", diz Zamaria, que acredita que o aumento do número de horas que a pessoa passa na Internet também está associado à difusão da banda larga. "A banda larga muda tudo porque permite ao usuário estar sempre online", observa.
O pesquisador destaca que as mídias tradicionais precisam usar a Internet não só como um canal de distribuição e monetização, mas como uma facilitadora. "No caso da televisão, não adianta os broadcasters transmitirem programas na web. Eles precisam entender que a Internet é um espaço com características próprias e garantir ao usuário uma boa experiência online", adverte.
O professor lembra que o Brasil ainda não faz parte do estudo, e convida instituições brasileiras de ensino interessadas em participar dos levantamentos. Vale lembrar que o financiamento da pesquisa é de responsabilidade de cada país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.