A Prefeitura de Campinas e a regional da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Núcleo Softex Campinas) assinaram protocolo de intenções para a criação de uma aceleradora de startup na região. Até o fim do ano, dez empresas de tecnologia serão selecionadas para desenvolver seus negócios com suporte financeiro e infraestrutural.
A administração municipal disponibilizará o aporte financeiro, por enquanto sem valor específico, enquanto a Softex Campinas será responsável pela operação da aceleradora, oferecendo às empresas selecionadas o apoio de profissionais especializados no desenvolvimento de projetos tecnológicos. A Prefeitura e a Softex serão responsáveis pela escolha das participantes do projeto.
Apesar de o documento firmado não especificar áreas tecnológicas de atuação, o segmento de software será priorizado. Em breve, um acordo de cooperação será formalizado entre a Softex Campinas e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. "Embora existam programas estaduais e federais, é a primeira vez que um órgão municipal atua na formulação de um programa municipal de ciência, tecnologia e inovação que tem como foco o estímulo a startups de tecnologia", afirma o secretário de desenvolvimento econômico de Campinas, Samuel Rossilho.