A Opera Software, fabricante norueguesa de navegadores de internet, anunciou nesta sexta-feira, 15, a compra do SurfEasy, aplicativo de rede privada virtual (VPN, na sigla em inglês) capaz de proteger dados de navegação online em smartphones, tablets e computadores. O valor do negócio não foi divulgado.
De acordo com o blog de tecnologia TechCrunch, a Opera planeja manter os produtos da SurfEasy operando de forma independente. No longo prazo, a companhia pretende incorporar algumas das funcionalidades do SurfEasy em seus próprios aplicativos: Opera Max, que comprime dados de navegação em dispositivos móveis; Opera Coast, para recomendações de conteúdo e seus navegadores.
Esta é a primeira aquisição da Opera focada em segurança, e é feita no contexto de uma crescente demanda entre os consumidores por não apenas formas fáceis e baratas para navegar na internet, mas também mais privacidade para tal.
"A Opera tem evoluído para além de suas raízes como navegador e esta etapa irá adicionar um bloco de construção crítica em relação a um portfólio mais amplo de aplicações", declarou Lars Boilesen, CEO da Opera Software, em comunicado.