Consumidores revelam suas preferências e desejos sobre tecnologia de pagamentos

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As carteiras digitais continuaram a ganhar destaque em telefones celulares e computadores portáteis em todo o mundo e dominaram as discussões sobre as novas formas de fazer pagamentos; o tema agora já está presente em mais de 75% das conversas monitoradas pela edição 2017 do Estudo Mastercard sobre Pagamentos Digitais.

Simultaneamente, os consumidores estão mostrando interesse crescente no uso de novas tecnologias para tornar as compras mais rápidas, fáceis e seguras. O tema 'realidade virtual' gerou o sentimento mais positivo, uma vez que os consumidores sonham em realizar uma compra com um simples gesto de cabeça.

Desenvolvido em parceria com a Prime Research e o Synthesio, já em seu quinto ano, o estudo analisou mais de 3,5 milhões de conversas do ano passado em diversos canais de mídia social, incluindo Twitter, Facebook, Instagram e Weibo.

"A tecnologia está tornando a promessa e a possibilidade de uma vida sem dinheiro físico uma realidade para mais pessoas todos os dias", disse Marcy Cohen, vice-presidente de comunicações digitais da Mastercard. "O estudo deste ano observa uma mudança no grau de interesse em novas maneiras de fazer compras e pagamentos que até alguns anos atrás pareceria algo improvável. 

Adotando as tecnologias emergentes

A maior aceitação das carteiras digitais em lojas físicas, virtuais e em aplicativo gerou mais de 2 milhões de menções, 84% delas no Twitter. Além de pagamentos, os consumidores aguardavam ansiosos funcionalidades adicionais, como o armazenamento de cartões de fidelidade e suporte a cartões de transporte público.

A ativação de tecnologias mais recentes como inteligência artificial e assistentes de casas inteligentes foi o segundo tema na categoria 'pagamentos' mais discutido ao longo de 2016. Essas novas formas de fazer pagamentos geraram um interesse especialmente forte dos consumidores no quarto trimestre, nas conversas sobre como eles poderiam fazer compras usando dispositivos mais modernos e inteligentes.

  • Sem Parar – Os dispositivos vestíveis lideraram o tema  'tecnologias emergentes', impulsionado por anúncios de parcerias entre desenvolvedores de tecnologia e provedores de pagamento. Na região Ásia-Pacífico, os consumidores compartilharam rumores sobre a integração de carteiras móveis com dispositivos vestíveis.
  • À sua disposição  – Assistentes inteligentes, realidade virtual e inteligência artificial também surgiram como novos interesses em tecnologia de pagamento. Ao longo do ano, o interesse dos consumidores de toda a América do Norte quanto à simplicidade de enviar e receber pagamentos móveis apenas dando um comando para um assistente inteligente aumentou.
  • Conectando seus dispositivos: A Internet das Coisas esteve em voga, com a maioria das conversas acontecendo na América do Norte (44%) e na Europa (34%). A discussão centrou-se na Internet das Coisas tornando-se a Internet dos Pagamentos, em que os pagamentos podiam ser habilitados em qualquer dispositivo conectado.

 

Tranquilidade hoje e amanhã

Em suas conversas, as pessoas observaram frequentemente que o sucesso das novas tecnologias e das novas formas de pagar dependerá da segurança e da proteção oferecidas além das existentes hoje. Quase metade dos consumidores (43%) expressou interesse em biometria e outras formas de autenticação para ter maior segurança, reduzir fraudes e abandonar as senhas tradicionais.

  • Na ponta dos seus dedos – Novos desenvolvimentos em reconhecimento facial e impressão digital e autenticação por toque foram o tema de mais de metade das conversas sobre biometria/autenticação (51%). O burburinho em torno dessas novas tecnologias biométricas e de autenticação foi majoritariamente positivo.
  • Diga xis! – As conversas sobre reconhecimento facial se concentraram no aplicativo Identity Check Mobile da Mastercard, no aplicativo Hands Free do Google e uma patente do Snapchat que junta uma plataforma de pagamentos a serviços em tempo real.
  • Abandone a sua senha: Os consumidores reclamam de inserir, esquecer e recuperar suas senhas e manifestaram interesse em trocá-las completamente por uma forma de autenticação simples e aprimorada.

 

Sobre o Estudo 

A Mastercard, em parceria com a PRIME Research, realizou o seu quinto Estudo de Pagamentos Digitais, concebido para identificar conversas sobre novas formas de pagamento. Contou com a análise de mais de 3,5 milhões de publicações feitas no ano passado via Synthesio em mídias sociais como Twitter, Facebook, Instagram, Google+, YouTube, Vkontakte, Weibo e fóruns, incluindo 188 mercados em todo o mundo.

O relatório desse estudo reflete os insights sobre as novas tendências de produtos e categorias de pagamentos móveis nessas regiões e países.

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