Mais de 30% do dados ficam obsoletos em um ano, diz especialista

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Cerca de 30% dos dados armazenados no Brasil ficam obsoletos em um ano; nos Estados Unidos a porcentagem é maior: 42%. A informação do professor G. Shankar, do Departamento de Sistemas da Informação da Universidade de Boston (EUA) que fez a palestra de abertura do seminário Qualidade de Dados em Marketing de Relacionamento, realizando nesta quinta-feira, 19/4, em São Paulo.

Ele defendeu a necessidade das empresas estabelecerem uma política de qualidade total de banco de dados (TQDB), uma bandeira que deve ser assumida a partir dos principais executivos das organizações, pois só assim a informação pode trazer benefícios para os negócios.

?A forma mais eficiente é o argumento financeiro. Mostrar para os executivos o custo embutindo e o lucro que está deixando de se obter trabalhando com base de dados sem qualidade?, explicou.

Como exemplo, citou o caso ocorrido na inauguração do aeroporto de Denver, nos Estados Unidos, que gerou US$ 5 milhões de prejuízos, pois as etiquetas de bagagens não estavam associadas aos vôos.

Para o professor, o desafio é balancear requisitos de qualidade com o crescente volume de informação, demanda por entrega rápida e a constante mudança dos negócios.

Shankar afirma que existem 42 maneiras de medir a qualidade de dados, sendo que o maior problema com qualidade se dá quando os dados são transferidos de um sistema eletrônico para outro.

?Os benefícios de se investir e ?data quality management? é o impacto positivo que isso traz aos sistemas de CRM (customer relationship management), quando a empresa sabe realmente quem é o cliente, como dar-lhe bom atendimento, avaliar seu potencial de comprar e evitar fraudes?. diz

?Não estamos falando de investimentos altos. Às vezes a melhoria vem com a reformulação de processos. Não precisa envolver toda a empresa, mas começar com um departamento e ir re-avaliando. É preciso escolher ferramentas adequadas, analisar custos e benefícios da limpeza dos dados, fazer a melhoria dos processos e redesenhar o mesmo?, completa.

O seminário teve também a participação do professor Adir Even, da Universidade de Boston e patrocinado pelas empresas System Marketing, Orbium, Genexis, QlikView, ZipCode, Mktec e G&P.

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