Na tentativa de fazer frente à Western Digital, que com a aquisição da unidade de discos rígidos da Hitachi passou a deter 50% de participação nesse mercado, a Samsung e a Seagate anunciaram nesta terça-feira, 19, um acordo estratégico para expandir a atuação no segmento. Conforme o que foi formalizado entre as empresas, a fabricante coreana de eletrônicos venderá sua unidade de discos rígidos para a companhia americana, por US$ 1,37 bilhão, cifra que será paga 50% em dinheiro e o restante em ações.
O acerto prevê ainda que as empresas irão ampliar o acordo atual de licença de patentes existente entre elas. Além disso, a Samsung fornecerá chip de memória flash NAND para os discos de estado sólido (SSD, na sigla em inglês) produzidos pela Seagate.
O documento estabelece também que a Seagate será a principal fornecedora de discos rígidos para os PCs, notebooks e eletrônicos de consumo da Samsung. Por fim, ficou defnido que elas expandirão a cooperação no desenvolvimento de soluções de armazenamento para o mercado corporativo e que a Samsung passará a contar com um executivo no conselho de administração da Seagate. A previsão das empresas é que a transação seja concluída até o fim deste ano.
- Negócios