As receitas com publicidade na internet nos Estados Unidos atingiram o recorde de US$ 31,74 bilhões em 2011, um aumento de 21,9% sobre os US$ 26,04 bilhões obtidos em 2010, que já tinham sido recordistas.
Os dados são de pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers para o Internet Advertising Bureau (IAB). De acordo com os números, trata-se do mais alto crescimento anual desde 2007, quanto a expansão atingiu 26%.
O relatório aponta que a publicidade em dispositivos móveis experimentou o crescimento mais rápido entre todas as categorias. A expansão foi de 149% sobre US$ 0,6 bilhão em receitas obtido em 2010, atingindo US$ 1,6 bilhão em 2011. No caso de vídeo digital, o valor passou de US$ 0,6 bilhão em 2010 para US$ 1,8 bilhão em 2011, um aumento anual de 29%.
No âmbito de "Busca", as receitas chegaram a US$ 14,8 bilhões (aumento de 27%), enquanto que as receitas relacionados com display de publicidade chegaram a US$ 11,1 bilhões em 2011, um aumento de 35%.
Os anunciantes do setor varejista mantêm o título de categoria que mais gasta com publicidade na internet, respondendo por 22% em 2011, ou US$ 7,1 bilhões, contra US$ 5,5 bilhões relatados em 2010.
Randall Rothenberg, presidente e CEO da IAB, avalia que, ao ultrapassar a barreira dos US$ 30 bilhões, a indústria da publicidade interativa confirma o seu lugar central na mídia.
"Por meio de busca, display e vídeo digital, o mundo digital, oferece uma riqueza de oportunidades para marcas e consumidores. Com a proliferação de smartphones e tablets, é provável que o enorme crescimento do segmento móvel continue, e suas telas se tornem ainda mais cruciais para o composto de marketing", diz ele.