A SAP Brasil divulgou o seus resultados financeiros referente aos três primeiros meses do ano no mercado nacional, que apontam crescimento das vendas de software e, principalmente, de soluções inovadoras.
O balanço indica, também, expansão da receita em outras áreas, como software e serviços relacionados a software e serviços. Outro destaque foi o incremento de negócios com bancos, engenharia e construção, transporte e logística, energia e recursos naturais.
Entre janeiro e março, a companhia deu destaque à estratégia de expansão geográfica e de fortalecimento das parcerias de negócios por meio de contratos de OEM (Original Equipment Manufacturer) e ITO (Infrastructure Technology Outsourcing).
"Além do crescimento da receita, o primeiro trimestre foi um período de muitos avanços em novos modelos de negócios, como ITO e OEM, pois foram firmados acordos de ITO e OEM com parceiros locais importantes", destaca Diego Dzodan, presidente da SAP Brasil.
Nos primeiros três meses de 2013, a receita da companhia na áreas de software e de soluções de inovação cresceu 56% e 72%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Com este aumento, as vendas de soluções de inovação representaram 83% de participação na receita total da SAP Brasil, enquanto os sistemas de ERP responderam 17%.
A receita com soluções de mobilidade e banco de dados e plataforma tecnológica (que incluem as vendas de SAP Hana) cresceram acima de 100% e a receita com soluções analíticas avançou 46%.
"Os resultados refletem o sucesso da estratégia global de oferta de soluções inovadoras no Brasil e da estratégia local de transformação e crescimento da subsidiária", afirma Dzodan.
No primeiro trimestre, a SAP Brasil anunciou duas novas soluções no mercado brasileiro: o SAP ACM, software para gestão de contratos agrícolas, e o SAP Tax Management Framework, solução para gestão de tributos que roda em SAP Hana.
O crescimento das vendas indiretas da companhia foi de 65%, no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período em 2012. Hoje, 27% das vendas da SAP Brasil são realizadas de maneira indireta e o objetivo é alcançar os 40% até 2015.
A receita na área de software e serviços relacionados a software evoluiu 30% e na de serviços foi 17% maior. Na faixa das pequenas e médias, que representam hoje cerca de 70% do total de clientes da SAP Brasil, as vendas também cresceram.
Na América Latina, as vendas totais da SAP aumentaram 36% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Também houve incremento de 126% no montante de vendas indiretas. Além disso, a receita com serviços cresceu 14% e a receita de software e serviços relacionados a software foi 23% maior.