A Meta é uma empresa brasileira, que surgiu há 30 anos no Rio Grande do Sul, com forte presença no mercado brasileiro e internacional, e hoje possui 8 escritórios, 1,8 mil funcionários espalhados em 75 cidades pelo mundo, com operações nos EUA (Miami) e no Canadá, onde abriu uma filial no corredor Waterloo-Toronto, região conhecida por ser o vale do Silício canadense.
Acompanhando o movimento de transformação digital, a Meta contatou em 2018 a Gartner para fazer uma revisão de seu posicionamento e do portfólio de produtos e serviços, e a partir de 2019, criou a unidade de Digital Business para transformação ágil e entregar aos clientes soluções de transformação digital. Ela é dedicada à construção de plataformas digitais, e acomodar as iniciativas referentes a Digital Strategy, Agile Organization, Digital Platform, Data & Intelligence, Digital Managed Services, e a composição dos Digital Specialists e Digital Teams para projetos desenvolvidos com profissionais dedicados dentro dos clientes.
Além da divisão Digital Business, também estruturou a Digital Application Service & SAP com um modelo de gestão ágil; e a Unidade de Consultoria, para apoiar os clientes na jornada de transformação digital. "O objetivo dessa reestruturação foi acompanhar o ritmo de aceleração e crescimento dos negócios da empresa", explica James Rocha, diretor de Operações da Meta.
O Digital Application Services & SAP possui como foco a implementação de projetos utilizando o SAP como HUB de transformação digital das empresas e permeia projetos e soluções que atendem ao Digital Licensing, Projects, Run2S4 Conversion Center, Delivery Center, Digital Managed Services, e também contará com a composição de times dedicados aos clientes com Digital Specialists ou Digital Teams.
Já o pilar de Digital Operations é composto de soluções para o acompanhamento, evolução e suporte da operação, sistemas e plataformas dos clientes, possuindo serviços como Software Application Management, SAP Application Management, e o Automation Center, que envolve serviços de RPA Coach, Automation RPA, RPA AMS, Processos BPM, e BPO + RPA.
Diz ainda que a partir desse ano, a Meta resolveu fortalecer sua presença no ecossistema de inovação por meio e investimentos e conexão com startups. Desde 2019, a Meta já investiu R$ 3 milhões em startups de Big Data, Internet das Coisas e Marketplace. A ideia é que o montante de investimento em negócios similares chegue em R$ 20 milhões até 2024. Para tanto, a empresa criou a Meta Ventures, braço de corporate venture capital da companhia, e lançou o desafio nacional "Bring Your Saas", com o objetivo de identificar startups que estão desenvolvendo soluções com base SaaS (Software as a Service), B2B e B2B2C.
Rocha diz a Meta nesse período, e não desacelerou suas atividades, pelo contrário, a empresa registrou um aumento de 51% no faturamento em 2020 frente ao ano anterior, e sua base de clientes teve um aumento de 33%, na mesma comparação. Para 2021, a empresa projeta crescer no mesmo ritmo. As soluções de transformação digital oferecidas pela Meta são customizadas para os mais diversos setores, como telecomunicações, saúde, agronegócio, automotivo, bens de consumo e mídia, além de segmentos de serviços financeiros, siderurgia, educação, varejo e tecnologia.
Entre os mais de 300 clientes da Meta, estão grandes companhias, como: 3 Corações, ArcelorMittal, Ajinomoto, Banco Original, Banco Santander, Bayer, Britânia, Dell, Getnet, Grupo Globo, Localiza, Mondeléz, Natura, O Boticário, PagMenos, Petrobras, Raízen, Renner, SAP, Telefônica, Tigre, Volvo, Votorantin, entre outras.