A Huawei, fornecedora de soluções para redes de telecomunicações, anunciou nesta sexta-feira (19/5) a assinatura de um contrato para expansão de rede GSM no valor de US$ 100 milhões com a operadora TMIB-Telecom Malaysia Investment, de Bangladesh. Pelos termos do contrato, a empresa irá fornecer uma série de produtos e soluções GSM, incluindo sistemas MSC, BSC, BTS e GPRS ? como parte da rede expandida ?, bem como plataformas de MMS, WAP e WIN. A Huawei também prestará serviços de pós-venda e consultoria na área de operação de redes.
De acordo com o vice-presidente geral da Huawei, Ding Shaohua, as soluções GSM EnerG da empresa levarão a tecnologia 3G à rede existente da TMIB, permitindo que a operadora melhore ainda mais a eficiência e a performance de sua rede, além de proporcionar redução de Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas com infra-estrutura). ?O compromisso da Huawei é o de levar serviços excelentes e tecnologias inovadoras ao mercado de Bangladesh, para atender a todas as necessidades de rede dos usuários locais.?
O presidente do conselho da TMIB, Salehuddin Kashem Khan, a escolha da Huawei visa uma parceira estratégica de longo prazo. ?Acreditamos que as bem conceituadas soluções e serviços da empresa colaborarão significativamente para aumentar nossa competitividade no mercado.?
Se depender da Huawei essa meta será cumprida. Segundo Shaohua, a empresa possui experiência e expertise na construção de redes em alta escala para áreas densamente habitadas, bem como no planejamento, otimização e gerenciamento de performance de redes, tendo conquistado o respeito e a confiança das maiores operadoras de telecomunicações de todo o mundo. A solução GSM EnerG, aponta ele, já foi adotada por operadoras em mais de 60 países e atualmente atende a mais de 100 milhões de assinantes.