A C&M Software acaba de anunciar o Neural Activity Monitor, software que monitora o comportamento e perfil dos usuários de sistemas eletrônicos de bancos em tempo real. Seu objetivo, segundo a empresa, é evitar a conclusão de operações bancárias fraudulentas e dar segurança para correntistas que utilizam cartão de débito ou sistemas de internet banking.
O Neural Activity Monitor é baseado em redes neurais, que, semelhante ao cérebro humano, traça um perfil das atividades mais comuns e emite alertas, em o caso de um comportamento fora desse padrão. Com as redes neurais, é possível analisar o comportamento dos usuários, agrupá-los, determinar previsibilidade das transações do grupo e de cada usuário.
"Quem utiliza o internet banking para ver o extrato bancário e fazer pagamento das contas via internet, por exemplo, tem o registro dessas atividades feito pelo Neural Monitor. Caso um invasor queira usar seus dados para fazer um empréstimo, por exemplo, o sistema emitirá um alerta ao banco, que pode inclusive barrar a operação em tempo real", explica Roberto Vergilli, gerente de desenvolvimento da C&M Software.
Os usuários de cartão de débito também são beneficiados, segundo o executivo. Todos os dados como local e valor da compra são registrados e mapeados. Isso dificulta a ação de fraudadores. "Diferente dos mecanismos comuns, baseados somente em regras de segurança, igual para todos os usuários, o Neural Monitor analisa o que chamamos de 'DNA de fraude', com alta eficiência", afirma Vergilli.
Segundo Orli Machado, presidente da C&M Software, o novo produto é dirigido exclusivamente ao mercado financeiro. "O valor das fraudes financeiras chegou a R$ 300 milhões em 2005, e o Neural Monitor é uma novidade em termos de segurança, um novo aliado no combate ao crime do século XXI", disse.