Melhorar a experiência do usuário se tornou um fator de extrema importância para alavancar os negócios. A digitalização de processos internos está cumprindo muito bem esse papel, principalmente durante a pandemia da Covid-19 onde foi preciso encontrar meios para fidelizar essa relação.
Segundo o relatório anual de Excelência de Experiência do Cliente Global desenvolvido pela KPMG, empresa de prestação de serviços profissionais, 80% dos CEOs afirmaram que a Covid-19 acelerou a transformação digital. Isso mostra que durante o momento de crise, os consumidores buscaram soluções mais práticas e inovadoras para fazer compras e contratar algum tipo de serviço. Foi neste momento que as companhias enxergaram na tecnologia a oportunidade de oferecer um bom atendimento.
Por isso que algumas ferramentas como 5G, tecnologia em nuvem, inteligência artificial, SaaS, business intelligence, internet das coisas passou a ser muito utilizada pelas instituições que tinham como principal pilar diminuir os custos e oferecer uma jornada completa ao seu público-alvo. Pois, por meio delas é possível realizar mapeamentos e aplicar estratégias de Customer Experience para alcançar esses objetivos.
De acordo com a Coleman Parkes Research, empresa de pesquisa de mercado, cerca de 37% dos ganhos com novos negócios se devem ao uso de tecnologias para vendas. Ainda de acordo com levantamento da instituição, com a melhora das ofertas, a possibilidade de chegar ao cliente com assertividade chega a mais de 76%.
No entanto, para aderir esse conceito, as companhias precisam se atentar às demandas e necessidades das pessoas para se adaptarem a um mercado que evolui continuamente. Essas mudanças fazem com que as organizações se tornem mais estratégicas e versáteis com resultados positivos de forma mais dinâmica e ágil.
Diante desses insights, podemos concluir que implementar uma cultura de inovação e digitalização dentro de um negócio traz benefícios no quesito relação entre cliente e empresa. Afinal, as variantes impostas pela transformação digital correspondem a evolução dos hábitos do consumidor que enxerga hoje, como sua jornada de compra está atrelada ao sistema omnichannel. Pense nisso!
Armindo Sgorlon atua como empreendedor desde os 23 anos. O empresário possui MBA em Gestão Estratégica pela USP e acredita que a tecnologia é capaz de transformar todos os setores e o negócio. Atualmente é CEO da SGA TI em Nuvem.