Não existe inteligência artificial sem data modernization

0

A inteligência artificial já está presente nos mais diversos setores do mercado, otimizando processos, reduzindo custos e trazendo insights que contribuem com o futuro dos negócios. De acordo com o estudo global com líderes de tecnologia, The Impact of Tech in 2022 and Beyond, realizado pelo IEEE, organização profissional técnica dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade, 66% dos entrevistados disseram que concordam plenamente que a IA impulsionará a maior parte da inovação em quase todos os setores da indústria nos próximos cinco anos.

Porém, algumas empresas não têm a dimensão de como é importante organizar os dados e como isso é determinante para que a IA seja aplicada da maneira correta para trazer insights relevantes. A modernização dos dados, ou seja, a correta administração destes é a base da IA e é por isso que é sempre o primeiro passo para a revolução digital.

Segundo o Harvard Business Review, grupo de mercado do Harvard Business Publishing, subsidiária integral sem fins lucrativos da Universidade de Harvard, a partir de 2012, cerca de 2,5 exabytes de dados passaram a ser criados por dia e o número dobra a cada 40 meses ou mais. Ou seja, muitos dados são desenvolvidos a todo momento pelo mercado e dentro dos negócios, e é importante destacar que estes por si só, de maneira solta, não significam nada.

É por isso que o data modernization tem a missão de armazenar e organizar os dados de forma correta, descartar aquilo que não é importante, unificar bases, e integrar informações para que gerem importantes insights, além de permitir a aplicação da IA quando se deseja obter análises que nenhum ser humano consegue fazer. Ou seja, é como separar todos os dados importantes em caixas filtradas, para que depois seja possível a visualização e os cruzamentos de forma assertiva.

A partir de uma correta modernização de dados e uma efetiva IA, há uma infinidade de vantagens, como o entendimento aprofundado do cenário, maior compreensão de tendências e obtenção de informações que permitem análises preditivas. Isso gera mais produtividade, segurança, otimização de tempo e redução de custos.

Diante destes pontos mencionados, fica claro que só é possível obter análises importantes se os negócios tiverem um sistema moderno de dados e que funcione de maneira assertiva. A transformação dos dados em informações estruturadas é o caminho para que outras tecnologias façam parte das empresas.

Armindo Sgorlon,  CEO da SGA TI em Nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.