O YouTube anunciou nesta terça-feira, 19/6, o início de suas operações no Brasil e em mais oito países: Japão, Reino Unido, França, Irlanda, Itália, Holanda, Polônia e Espanha. O anúncio é o primeiro passo rumo à adaptação completa dos sites em cada um dos nove países.
Como parte dessa primeira etapa, cada website foi traduzido na íntegra, com homepages locais e ferramentas de busca. Com o tempo, cada um desses websites nacionais se beneficiará com a ampliação da experiência verdadeiramente local, já que permite o desenvolvimento de rankings de preferência de vídeos e comentários para cada país, bem como seções de vídeo, canal, categorias e comunidade.
Foram anunciadas também três parcerias com o site de compartilhamento de vídeo: iG, TV Globo e Terra. Agora, os usuários do iG poderão encontrar no YouTube parte da sua programação, entre eles Conversa Fiada e Canja. A TV Globo e o Globo.com anunciaram que, a partir de hoje, o portal disponibiliza diariamente trechos da novela Malhação no site de vídeos
?Vídeo é uma linguagem universal e permite que as pessoas ao redor do mundo se comuniquem e troquem idéias. Com o nosso anúncio de hoje, estamos expandindo para além da nossa plataforma já global, para torná-la ainda mais relevante para as comunidades locais,? disse Chad Hurley, CEO e co-fundador do YouTube. ?Agora o YouTube será ainda mais acessível e interessante para uma audiência global. E estamos ansiosos em lançar o serviço em mais países nos próximos meses?.
Para este lançamento, o YouTube já assinou com vários produtores de conteúdo internacionais: emissoras como a BBC, France 24, a Espanhola Antena 3 e Cuatro TV, a Portuguesa RTP, a Holandesa VPRO e NPO, clubes europeus de futebol como o Chelsea FC, Milan, Barcelona e Real Madrid; e organizações sem fins lucrativos como o Greenpeace, Friends of the Earth, UNHCER e Medicins du Monde.