O uso da ferramenta de análise de dados será fundamental para desenvolvimento do setor de infraestrutura e a tomada de decisão baseada em evidências começará a tornar-se algo comum. Além disso, as empresas começarão a explorar novas informações que levarão a oportunidades e escolhas importantes.
Essas são as principais conclusões da publicação realizada pela KPMG, "Tendências Emergentes em Infraestrutura 2019", que aponta as principais tendências que influenciarão o desenvolvimento da infraestrutura global no decorrer deste ano.
Segundo o levantamento, as autoridades governamentais e as responsáveis pela infraestrutura estão começando a reconhecer o valor real do uso de dados no estímulo à geração de informações, ao desempenho operacional e à inovação num sentido mais amplo com a expectativa do crescimento na ampliação da adoção da ferramenta de análise de dados (data & analytics).
De acordo com o sócio líder de Infraestrutura da KPMG no Brasil, Maurício Endo, a tecnologia está proporcionando soluções radicalmente diferentes para atender às necessidades de infraestrutura, geralmente de uma maneira muito melhor em termos de custo-benefício.
"Em alguns casos, a resposta poderá não envolver nenhuma engenharia ou construção civil. Como resultado, existe um potencial significativo para os mercados emergentes darem um salto e ultrapassarem os mercados desenvolvidos, tornando-se melhores e mais modernos. Aqueles que forem capazes de acompanhar as tendências emergentes e entender as implicações disso estarão bem posicionados para fazer as escolhas necessárias para impulsionar o sucesso", explica.
Ainda segundo o estudo, as dez tendências identificadas no relatório são as seguintes:
1. O setor público começa a reafirmar a sua função.
2. Dados impulsionam a eficiência operacional.
3. Os desafios dos megaprojetos são ampliados.
4. Novo olhar para as oportunidades do mercado emergente.
5. Abraçando as evidências.
6. Sustentabilidade é a tendência.
7. O progresso triunfa sobre a divisão.
8. A concorrência por novas tecnologias se aquece.
9. O cliente se torna rei.
10.A interdependência cria oportunidades.