Uma falha no sistema de computadores da Gol causou atrasos na manhã desta terça-feira, 19, em voos da companhia aérea que partem do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Com o problema, o check-in de passageiros teve de ser feito manualmente, o que dificultou os embarques. Durante o período em que ficou inativo, as equipes precisaram realizar os procedimentos manualmente, o que aumentou o tempo médio de atendimento.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), das 6h às 8h20, dos 13 voos da companhia programados, nove não decolaram e quatro partiram com atraso.
Mais tarde, a Gol informou que sistema foi totalmente restabelecido por volta das 10h. Segundo a companhia, desde aquele horário as decolagens estão normalizadas.
Apesar disso, pelo menos 82 voos da companhia aérea registraram atraso no dia, segundo a Infraero. Os cancelamentos da Gol corresponderam a mais de 90% dos atrasos registrados no terminal paulistano, que contabilizou um total de 87 atrasos até as 19 horas.
A empresa divulgou nota em que lamenta o desconforto sofrido pelos passageiros. Veja, a seguir, o teor da nota da Gol sobre a falha no sistema:
"A Gol esclarece que o índice de pontualidade consolidado disponível no sistema da Infraero se refere, principalmente, a uma queda temporária no sistema de check-in da companhia em Congonhas/São Paulo pela manhã, durante a qual as equipes de terra precisaram realizar os procedimentos manualmente, o que aumentou o tempo médio de atendimento. A Gol ressalta que restabeleceu o sistema por volta de 8h30 e que, como aquele aeroporto constitui uma de suas bases mais importantes, o restante da malha apresentou reflexos. A empresa lamenta pelo desconforto e destaca que sua operação está fluindo normalmente, sendo a prioridade agilizar as decolagens. Seu pessoal está empenhado em atender os clientes que tiveram os horários dos voos alterados da melhor forma possível e dentro do que estipula a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)."
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