O Google anunciou a aquisição de um encurtador de endereços de internet (URLs) exclusivo para seus serviços. Segundo um post publicado no blog da empresa, endereços começados por g.co redirecionarão os usuários apenas a páginas do próprio site e poderão ser criados só pela empresa. O domínio será usado em todos os serviços da gigante das buscas. O Google não informou valor pago pelo domínio.
A empresa explica que os endereços encurtados terão a estrutura g.co/nomedoproduto/serviço e que o domínio já está ativo. Em comunicado, o vice-presidente do Google, Gary Briggs, afirmou que a ferramenta dará confiança ao usuário, pois qualquer link encurtado levará a algum dos produtos do site.
A extensão .co em endereços da web é voltada a sites corporativos e faz referência à palavra "company". Nesta quarta-feira, 19, a extensão completa um ano de existência e já contabiliza 1 milhão de endereços registrados.
Quebra de patentes
Em um outro anúncio, feito durante uma conferência sobre mobilidade em Tóquio, o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, formalizou o apoio à fabricante taiwanesa de smartphones HTC em processo no qual é acusada de violar patentes da Apple. Depois que a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) se mostrou inclinada a banir importações da HTC aos Estados Unidos, Schmidt afirmou que "não está muito preocupado com isso".
Para ele, os concorrentes respondem com processos à "explosão bem-sucedida" do Android no mercado porque não são capazes de responder com inovações. Sobre a acusação contra a HTC, Schmidt afirmou que o Google fará o possível para que a fabricante não perca o processo, mas não deu detalhes de como isso será feito.
A decisão divulgada na última sexta-feira, 15, alarmou o mercado, pois a HTC usa o sistema Android, do Google, em seus celulares. Uma das patentes é relacionada ao sistema operacional dos aparelhos.
- Estratégia