Importadora e distribuidora de mais de 2 mil itens, entre bebidas e alimentos, a Casa Flora escolheu a Máxima Sistemas como provedora das soluções utilizadas um projeto voltado à sua força de vendas externa.
A empresa adotou as ferramentas Pedido de Vendas, que automatiza as ações dos vendedores externos com o uso de dispositivos móveis, e o Portal Executivo, um sistema online de gestão da força de vendas em tempo real.
O desafio do projeto era adotar as soluções de forma a garantir a integração das atividades dos profissionais de vendas com o software de gestão empresarial (ERP) utilizado pela Casa Flora, o WinThor, fornecido pela PC Sistemas.
Assim, a equipe comercial passou a atuar de forma integrada, com agilidade para as vendas em campo e com a segurança da utilização de informações atualizadas, de acordo com aquelas contidas no software de ERP.
Um time de aproximadamente 70 representantes comerciais autônomos da Casa Flora passou a visitar os clientes utilizando dispositivos móveis, através dos quais é possível emitir pedidos e visualizar todos os itens que, realmente, estão disponíveis para a venda.
Tudo isso é feito de forma rápida e totalmente segura, uma vez que o sistema Pedido de Vendas funciona integrado ao ERP. A ferramenta troca informações diretamente com o sistema de gestão, captando, inclusive, os pedidos realizados internamente.
Dessa forma, a ferramenta consegue abastecer os tablets dos vendedores com todos os dados importantes para a venda, como a atualização dos números de estoque dos produtos e as informações sobre os retornos dos clientes obtidos em outros contatos comerciais.
O Portal Executivo, por sua vez, consolida todas essas informações em tempo real através de um portal online, disponível para o time de supervisores e gerentes.
O objetivo é proporcionar maior proximidade com a equipe de vendedores para que eles tenham um apoio mais dinâmico e assertivo dos seus superiores, com a liberação de descontos ou produtos, por exemplo, no exato momento em que o vendedor precisa.
"Nossos representantes já não conseguem mais trabalhar se não for com esses sistemas, fato que enxergamos como a consolidação de uma verdadeira aliança entre as empresas, o que nos garante o desenvolvimento de um bom trabalho em conjunto", comenta Edson Barbosa, gerente de tecnologia da informação (TI) da Casa Flora.
Com essa parceria, diz ele, a importadora garantiu a liberdade necessária aos vendedores, através de tecnologias que atuam em multiplataformas. Assim, conseguiu impulsionar os seus negócios de forma segura, se consolidando como uma das maiores do segmento de bebidas e alimentos, com mais de 4 mil clientes ativos.