Uber é legalizado na cidade de São Paulo, mas passageiro terá de pagar tarifa extra

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Dois meses depois da publicação do Decreto 58.981, pelo prefeito Fernando Haddad, que regulamenta sua atividade na cidade de São Paulo, o Uber obteve nesta terça-feira, 19, o credenciamento para operar regulamente na capital paulista. Com isso, a empresa passa a ser o terceiro aplicativo de transporte particular de passageiros a obter o credenciamento. Antes dele, o Cabify, da empresa espanhola de mesmo nome, e o Easy Táxi, que lançou seu Easy Go na semana passada, obtiveram licença para operar.

O credenciamento foi publicado no Diário Oficial do município desta terça. Para atuar dentro das regras da Prefeitura, o Uber terá de pagar uma outorga — que é uma espécie de taxa para o uso das vias da cidade — de R$ 0,10 por quilômetro rodado a partir desta quarta-feira, 20. A empresa já adiantou, porém, que vai repassar esse valor para o passageiro.

O diretor de comunicação da empresa no Brasil, Fabio Sabba, disse estimar que o impacto dessa cobrança extra será reduzido. "Em uma viagem de 5 km, vai dar R$ 0,50 a mais para o usuário. O passageiro vai pagar essa tarifa", exemplificou.

O valor da outorga vai aparecer na tela do celular. "O preço [da corrida] se mantém o mesmo. A única diferença é que vai ter lá o preço da chamada, o preço por km, o preço por tempo e mais um item, que vai ser a tarifa municipal, que vai ser 10 centavos por km", afirmou Sabba.

Desde fevereiro, o Uber funciona em São Paulo protegido apenas por uma liminar que impedia a administração municipal de apreender os carros ligados à empresa. O decreto foi publicado sob protestos de taxistas que se opõem à regulamentação de empresas do setor.

Nos dois meses que atuou fora do credenciamento, a empresa deixou de prestar informações à Prefeitura sobre suas operações e de pagar ao município R$ 0,10 por quilômetro rodado por cada um de seus motoristas. A Prefeitura diz que vai cobrar o que deixou de ser pago desde a publicação do decreto, em maio.

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