A transformação digital do setor financeiro levará mais da metade da população global (53%) a usar os serviços de bancos digitais nos próximos anos. Segundo estudo feito pela Juniper Research, o número de usuários saltará de 2,5 bilhões, em 2021, para mais de 4,2 bilhões em 2026. A pesquisa identificou o aumento dos esforços de transformação digital, permitindo que os bancos funcionem com eficácia durante a pandemia; justificando os benefícios do uso de banco digital e promovendo um maior crescimento do usuário.
A nova pesquisa, Digital Banking: Banking-as-a-Service, Market Transformation & Forecasts 2021 2026, identificou que a China será o maior mercado de banco digital, representando quase 25% dos usuários de banco digital em 2026. A pesquisa recomenda que os bancos integrem melhor suas muitas ofertas em uma experiência digital única e consistente, para competir melhor com a concorrência diversificada.
O Índice de Transformação Digital em Prontidão Bancária da Juniper Research analisou 30 bancos líderes Tier 1 em sua inovação em termos de recursos digitais, investimento digital e inovação, bem como em sua agilidade em termos de tamanho, lucratividade e força da marca, a fim de avaliar seu digital prontidão para a transformação e destacar seu respectivo posicionamento.
O estudo identificou o grupo líder de bancos para a transformação digital:
1. Bank of America
2. HSBC
3. JPMorgan Chase
4. BBVA
5. Banco DBS
O Bank of America oferece uma plataforma digital em constante expansão, incluindo o chatbot Erica, e registrou aumentos significativos no uso e envolvimento digital durante a pandemia. O JPMorgan Chase fez experiências com blockchain e fez aquisições, como a do gestor de fortunas Nutmeg no Reino Unido, para aumentar suas ofertas. O HSBC lançou novas soluções inovadoras, como o HSBC Kinetic para pequenas empresas no Reino Unido, com o BBVA lançando iniciativas, incluindo o comércio de criptomoedas e o Banco DBS com altos níveis de engajamento digital.
O co-autor da pesquisa Damla Sat observou: "Esses bancos progrediram com estratégias de transformação digital bem planejadas e executadas, e outros bancos precisam construir roteiros igualmente amplos e revolucionários, ou serão deixados para trás por concorrentes mais ágeis."