O e-commerce está em amplo crescimento na América Latina. De acordo com um recente estudo, o volume de vendas online no território LATAM deverá crescer cerca de 30% até 2025, alcançando um faturamento de até US$ 580 bilhões e contabilizando 12% dos gastos globais dos consumidores. O Brasil segue sendo o maior mercado LATAM, crescendo 75% em vendas online desde 2020 e faturando R$ 126 bilhões, segundo a ABComm.
O ANYMARKET, hub de integração de vendas em marketplaces com atuação no Brasil e na América Latina, acaba de anunciar a compra do Sagal, hub de integrações de marketplaces do Uruguai. A ANYMARKET faz parte do ecossistema de e-commerce do Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia que atuam na América Latina e Estados Unidos.
O movimento amplia a operação do hub para sete países LATAM (Brasil, Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Chile e Peru), o que significa um importante passo na estratégia de consolidar o produto como plataforma de integração global no mercado de e-commerce e marketplaces, com grandes integrações como Mercado Libre, Shopee, Amazon, entre outras.
O objetivo é ampliar aos sellers o acesso aos marketplaces em novos países com uma única integração, sem esforço adicional e com suporte para seus times por meio de pessoas na língua e cultura Latino Espanhola. "Clientes que já utilizam as plataformas podem avançar para novos mercados na América Latina junto ao ANYMARKET. Os novos sellers também já entram com a possibilidade de terem contratos globais, com mesmo nível de serviço e qualidade para todas suas operações em diferentes países", afirma Rodolfo Helmbrecht, CEO do ANYMARKET.
Segundo ele, o grupo não pretende parar as aquisições por aqui. "Já estamos em busca de novas aquisições e de olho em oportunidades de negócios futuros, queremos mirar novos continentes", complementa.
A partir do movimento, o Grupo DB1, que faturou R$ 115 milhões em 2021, com crescimento de mais de 44% em relação a 2020, passa a estar presente também em oito países, já que possui atuação nos Estados Unidos com a marca DB1 Global Software.
Para o Presidente e fundador do Grupo DB1, Ilson Rezende, o cenário faz parte da estratégia do grupo de levar a expertise de produtos e serviços já amplamente reconhecidos como referência no Brasil para o nível global.
Internacionalização
A operação internacional do ANYMARKET já ocorre há mais de dois anos, quando iniciou suas negociações com clientes como Lenovo, Whirlpool, Acer e Lacoste, e diversos marketplaces integrados fora do Brasil. No ano passado, o ANYMARKET conquistou a certificação do Mercado Livre na Argentina (além de já possuir a certificação Platinum no Brasil), o que ajudou a registrar um crescimento de 227% no faturamento internacional, além de 253% no GMV e de 132% no número de pedidos. Para 2022, a projeção do ANYMARKET é de crescer 66% em relação a 2021 no Brasil, além de um crescimento de 200% na América Latina.
Uma operação completa adquirida
Segundo Rezende, ainda, a negociação do Grupo DB1 para a união entre ANYMARKET e Sagal "envolve a incorporação de time talentoso, em um país que as pessoas já pensam globalmente pelas próprias características geográficas que o Uruguai impõe aos seus profissionais, onde seus líderes e investidores anteriores também passam a trabalhar juntos para a construção de um grande player global com sede na América Latina."
Juntas, as empresas passarão a atender uma carteira de mais de 2.500 clientes LATAM, com mais de 200 ferramentas integradas, com destaque para o Mercado Livre em toda a América Latina. Nos últimos 12 meses, as empresas já contabilizam mais de R$ 10 bilhões em GMV.
O Grupo DB1 anunciou recentemente a transferência da operação do seu sistema de ERP para a ONCLICK, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções em ERP. O EIVE é um ERP com autoridade em gestão de e-commerce para médias e grandes empresas, que possui 20 anos de experiência e cerca de 3 mil usuários.