O Brasil é um dos países em que a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações ZTE vem crescendo mais rapidamente. A meta da empresa para este ano é aumentar entre 50% e 100% a receita no país, o que representará algo próximo a US$ 600 milhões.
Atualmente, entre 20% e 30% do faturamento da ZTE no Brasil vêm da venda de equipamentos de transmissão, informa o vice-presidente da ZTE, Fan Xiaobing. A fabricante chinesa já fechou contratos importantes para o fornecimento desses produtos, como com a Vivo e a TIM, e agora aguarda ansiosa a decisão da Oi sobre quem será a fornecedora para um grande projeto de FTTx, implantação de redes de transmissão de alto desempenho, baseadas em tecnologia ótica. Entre os prováveis concorrentes estão Alcatel-Lucent, Huawei e Nokia Siemens.
O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) também é visto pela ZTE como uma oportunidade de negócios no Brasil, conforme adiantou este noticário algumas semanas atrás. A empresa atuou em projetos similares em outros países emergentes, como a Malásia. "Estamos acompanhando o PNBL de perto e queremos participar. Nossa experiência em outros países pode ser útil para o governo brasileiro", disse Xiaobing.
A ZTE estuda a possibilidade de construir um centro de pesquisa e desenvolvimento próprio no Brasil, que agregaria também uma fábrica e um centro de logística e distribuição. O estado de São Paulo é o favorito para receber futuramente as instalações.
Tablet PCs
A ZTE também prepara a entrada no mercado de tablet PCs. A empresa promete lançar seu primeiro equipamento da categoria antes do Natal, provavelmente com operadoras europeias, embora haja chance também de o aparelho chegar simultaneamente à América do Sul, se houver interesse das teles locais, diz o diretor do departamento de smartphones da ZTE, Ji Zhong Wei. A expectativa da companhia é vender 1 milhão de tablets no mundo em 2011.
O aparelho deve usar o sistema operacional Android, do Google. Além disso, terá conexão 3G e Wi-Fi, GPS e usará processadores da Qualcomm, de velocidade ainda não definida, e uma tela de 7 polegadas. O executivo ressaltou que o protótipo apresentado é apenas um dos possíveis modelos de tablets a serem lançados. De acordo com a demanda das operadoras, a ZTE pode variar o tamanho da tela, o posicionamento da câmera, sua resolução etc., explica Wei
A ZTE vendeu em 2009 cerca de 60 milhões de celulares, sendo 30% na China e 70% no restante do mundo. Desse total, aproximadamente 5% eram smartphones. Para 2010, a expectativa da empresa é comercializar 80 milhões de unidades. De acordo com Wei, o foco principal da ZTE no que concerne sistemas operacionais móveis é o Android. Ela quer conquistar mercado no segmento de smartphones com modelos baseados em Android baratos. A parceria com a Microsoft, contudo, não foi abandonada: a ZTE pretende trabalhar no futuro com Windows 7.
O jornalista viajou à China a convite da ZTE.
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