As vendas de bens de consumo por meio da internet no Dia dos Pais neste ano cresceram 25% em relação a 2010, para R$ 675 milhões, cifra 8% superior aos R$ 625 milhões previstos inicialmente pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit. Segundo a consultoria, esse número comprova que o varejo on-line cresceu mais do que as lojas de shoppings centers. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas em Shopping (Alshop), as vendas nesses estabelecimentos tiveram um crescimento de 8% em relação ao último ano.
No total, foram feitos aproximadamente 2 mil pedidos pela internet entre 31 de julho e 13 de agosto, sendo que o tíquete médio de gastos foi de R$ 340. De acordo com o diretor de marketing e produtos da e-bit, Alexandre Umberti, a data sazonal foi de extrema importância para o setor. "Acreditamos que mesmo com a diminuição do crédito e a desconfiança econômica que estamos enfrentando, as pessoas escolheram a internet para fazerem suas compras nesse Dia dos Pais. Com certeza esse grande fluxo de vendas contribuiu para que nossa estimativa inicial para a data fosse superada", afirma o executivo.
Uma característica da data foi a preferência dos filhos em presentearem seus pais com produtos de cuidados pessoais e perfumes. A categoria Saúde, Beleza e Medicamentos, que engloba esses produtos ficou na segunda colocação no ranking de mais vendidas para o Dia dos Pais. As outras categorias ficaram colocadas na seguinte maneira: Eletrodomésticos (1º), Informática (3º), Livros, Assinaturas de Jornais e Revistas (4º) e Telefonia/Celulares (5º). O índice de satisfação também foi destaque para a data: 87% dos consumidores que compraram seus presentes de Dia dos Pais via web se disseram satisfeitos com os serviços das lojas virtuais.
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