O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do estado de São Paulo que visa garantir aos moradores locais acesso fácil e gratuito a computadores e à internet, recebeu US$ 1 milhão da Fundação Bill & Melinda Gates pelo Prêmio Acesso ao Conhecimento 2013. Além deste montante, a Microsoft, parceira da fundação, irá doar aproximadamente US$ 8 milhões em software ao Acessa, valor destinado aos benefícios de tecnologias relevantes e acessíveis às comunidades.
O prêmio, que reconhece os esforços inovadores de bibliotecas e organizações similares fora dos Estados Unidos para fornecer acesso gratuito a computadores e à internet, está em sua 14ª edição e é concedido pela iniciativa Bibliotecas Globais da fundação, que atua para abrir o mundo do conhecimento, da informação e da oportunidade para ajudar a melhorar as vidas de milhões de pessoas. Segundo comunicado, o Acessa São Paulo usará o seu prêmio para expandir a rede de estações, contratar e treinar mais monitores para geri-las e desenvolver novos projetos para atender às necessidades das comunidades em que atua.
"O acesso à informação digital e tecnologia é fundamental para a educação, cidadania e vida das pessoas", disse o Secretário de Estado da Gestão Pública, Davi Zaia, no comunicado. "Acreditamos que é responsabilidade do governo garantir esse acesso a todas as pessoas, independentemente da sua situação financeira. Mas o Acessa não fornece apenas os computadores e a internet. Ele dá às pessoas o treinamento e instrução que necessitam para poder usar essas ferramentas da melhor maneira possível."