Ao migrar para a nuvem, método ajuda a obter vantagens competitivas

0

Observo o crescimento do número de empresas que percebem a necessidade de migrar dados e soluções para a nuvem como uma etapa estratégica para incorporar a transformação digital aos seus negócios. Essa percepção ganha respaldo em dados do Relatório de Segurança na Nuvem de 2022, da Fortinet, que apontou que 39% das empresas já executam mais da metade de suas cargas de trabalho em ambientes de cloud, um aumento de 6% com relação ao ano passado, e outras 58% planejam chegar a este nível nos próximos meses.  

Ao promover mudanças no setor de Tecnologia da Informação (TI), a arquitetura cloud possibilita alcançar escala e trazer flexibilidade e inovação aos sistemas operacionais como um todo, além de diminuir gastos como com manutenções de hardware físico e substituições de redes, melhorando a produtividade. Agregando vantagens competitivas às corporações, a correta e estratégica migração da infraestrutura tecnológica para a nuvem possibilita um maior gerenciamento de riscos, com consequente suporte à continuidade das operações, tendo em vista que os servidores, dados e aplicativos não estarão mais vinculados ao escritório caso haja falha nos sistemas operacionais por invasão/hacker. 

Tudo isso, no entanto, só é possível através de uma migração "limpa", de modo que ela respeite todas as demandas da empresa. Contando com um planejamento assertivo, é possível evitar falhas de configuração, erros de arquitetura, assegurar as boas práticas de segurança e de ciberdefesa, impedindo que o processo de migração seja algo assustador e caro. Isso pode ocorrer quando ele não é efetuado corretamente.   

Nesse processo, para identificar o que faz mais sentido na migração segundo as necessidades do negócio, e separar o que será fácil do que será mais difícil, o método conhecido como "os 6R´s" proposto pela AWS (Amazon Web Services), criado a partir de um modelo do Gartner que continha cinco formatos de migração, serve como um guia de transição para a nuvem, classificando o processo de migração de aplicação em seis categorias estratégicas:  

1- Rehost (Rehospedar) 

Empresas que vão iniciar o processo de migração podem migrar servidores físicos e virtuais existentes de forma mais rápida e sem qualquer alteração, para uma solução IaaS (Infrastructure as a Service). A rehospedagem permite que a empresa possa rearquitetar a sua operação no futuro, uma vez que ela já esteja baseada em nuvem. 

2- Replatform (Replataforma) 

Com essa estratégia, é possível realizar mudanças na aplicação sem alterar a arquitetura principal, como forma de obter as vantagens que o ambiente de nuvem proporciona. Desta forma, os sistemas de TI legados se tornam compatíveis com as tecnologias de nuvem modernas, alterando a maneira como se interage com o banco de dados, que passam a ser executados em plataformas gerenciadas. 

3- Repurchase (Recomprar) 

Outra forma do processo de migração é substituir a aplicação on premise e passar a utilizar plataforma de SaaS (Software as a Service) como software nativo da nuvem. Desta forma, a TI deixa de utilizar licenças perpétuas e inicia um novo contrato de licença com o provedor de nuvem, obtendo maior eficiência, economia no armazenamento e redução nos custos de manutenção. 

4- Refactoring/Re-architecting (Refatorar/Rearquitetar) 

Ao migrar de uma arquitetura monolítica local para uma arquitetura totalmente em servidor na nuvem, essas abordagens permitem desenvolver sistemas do zero para torná-los nativos da nuvem. Essas estratégias tendem a ser mais caras e os processos mais demorados que os outros, porém, tendem a ser mais benéficas por aumentar a agilidade e melhorar a continuidade do negócio.  

5- Retire (Aposentar) 

A "aposentadoria" visa descobrir a área funcional em um portfólio de TI e o que não é mais útil que pode ser desativado. Essa estratégia permite direcionar a atenção da equipe para o que é utilizado, fazendo com que a organização se concentre em áreas que oferecem mais valor comercial, economizando recursos. 

6- Retain (Reter) 

Este método consiste em revisitar partes críticas de ativos que precisam de refatoração antes de migrá-los para a nuvem e identificar quais aplicações ainda são adequadas para uso local, quais foram atualizadas recentemente e precisam ser mantidas, e quais não fazem mais sentido para o negócio e não precisam mais ser mantidas.  

Paralelamente à estratégia de escolha que visa obter vantagens competitivas e do provedor de nuvem escolhido, como AWS, Microsoft Azure, Google, Huawei, Oracle ou Alibaba Cloud, é possível trabalhar com ambientes corporativos como PaaS (Platform as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service), SaaS (Software as a Service) e IaC (Infrastructure as Code), que utiliza linguagem de codificação de alto nível para automatizar infraestruturas como parte essencial de implementação de práticas DevOps. Todo o trabalho é em prol da otimização da operação dos sistemas, da produtividade em toda a organização e da agilização da transformação digital. 

Walter Ezequiel Troncoso, CEO da Inove Solutions. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.